Filtrar
46 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
O esporte pode ser conceituado como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes, com o objetivo de comparar resultados. Sobre as características do esporte na dimensão performance/rendimento e do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, analise as afirmativas:
I. O esporte rendimento caracteriza-se, entre outros aspectos, por ter como objetivo o máximo rendimento pois visa competição e o esporte conteúdo da Educação Física objetiva o ótimo rendimento respeitando as características individuais.
II. O esporte rendimento ocupa-se com o talento, e portanto, preocupa-se essencialmente com o potencial atlético das pessoas, enquanto o esporte conteúdo da Educação Física ocupa-se com a pessoa, preocupando-se não apenas com seu potencial, mas também sua limitação.
III. O esporte rendimento enfatiza o processo e não o produto, valorizando as experiências formativas, enquanto o esporte, conteúdo da Educação Física, enfatiza o produto, e o resultado do treinamento realizado.
Estão corretas as afirmativas:
I. O esporte rendimento caracteriza-se, entre outros aspectos, por ter como objetivo o máximo rendimento pois visa competição e o esporte conteúdo da Educação Física objetiva o ótimo rendimento respeitando as características individuais.
II. O esporte rendimento ocupa-se com o talento, e portanto, preocupa-se essencialmente com o potencial atlético das pessoas, enquanto o esporte conteúdo da Educação Física ocupa-se com a pessoa, preocupando-se não apenas com seu potencial, mas também sua limitação.
III. O esporte rendimento enfatiza o processo e não o produto, valorizando as experiências formativas, enquanto o esporte, conteúdo da Educação Física, enfatiza o produto, e o resultado do treinamento realizado.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
Sobre a ocorrência da competição junto aos conteúdos das aulas de Educação Física, analise as afirmativas:
I. As práticas da cultura corporal de movimento, competitivas ou não, são contextos favoráveis de aprendizagem, pois permitem o exercício de uma ampla gama de movimentos que solicitam a atenção do aluno na tentativa de executá-los de forma satisfatória e adequada.
II. O jogo é uma oportunidade criativa para que se pratiquem ações e relações que valorizem sobretudo a vitória sobre os oponentes.
III. Aceitação da competição entendendo a oposição como uma estratégia do jogo e não como uma atitude frente aos demais, não significando rivalidade.
IV. Os jogos competitivos desenvolvem necessariamente pouca tolerância à derrota e isso desenvolve um sentimento de resistência diante das dificuldades.
Estão corretas as afirmativas:
I. As práticas da cultura corporal de movimento, competitivas ou não, são contextos favoráveis de aprendizagem, pois permitem o exercício de uma ampla gama de movimentos que solicitam a atenção do aluno na tentativa de executá-los de forma satisfatória e adequada.
II. O jogo é uma oportunidade criativa para que se pratiquem ações e relações que valorizem sobretudo a vitória sobre os oponentes.
III. Aceitação da competição entendendo a oposição como uma estratégia do jogo e não como uma atitude frente aos demais, não significando rivalidade.
IV. Os jogos competitivos desenvolvem necessariamente pouca tolerância à derrota e isso desenvolve um sentimento de resistência diante das dificuldades.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
SEED - RR
Disciplina:
Educação Física
As competências podem ser concebidas como a capacidade de mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, BNCC,2017). Tendo em vista a formação de competências em Educação Física, assinale a alternativa que enuncia de modo predominante uma habilidade relacionada à dimensão atitudinal da formação humana:
Concurso:
IFB
Disciplina:
Educação Física
Os jogos desportivos coletivos têm sido praticados por crianças, adolescentes e adultos das mais diferentes etnias e culturas desde sua origem. Podem se constituir por modalidades como voleibol, handebol, futebol de salão, basquete entre outras. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Concurso:
SEE-PE
Disciplina:
Educação Física
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
A educação física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos das práticas pedagógicas na escola.