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Por Currículo Escolar, compreendemos como alternativa CORRETA:

Paganelli (2017, s.p) afirma:


[…] flexibilizar significa garantir o direito à diferença no currículo. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais – incorporando também os diferentes modos de aprender e as múltiplas inteligências presentes em sala de aula. De modo que todos se reconheçam no currículo e sejam protagonistas do próprio processo educacional.


Portanto, quando pensamos em um currículo inclusivo, devemos considerar:


1. que a flexibilização é ampla e atende aos preceitos de uma educação para os alunos considerados diferentes.


2. que as condições reais do desenvolvimento dos alunos precedem suas condições biológicas e sociais.


3. que deve ser realizado em colaboração e em parceria com outros professores ou outros profissionais da educação.


4. que implica adaptações, adequações e enriquecimento curricular.


5. que não necessariamente implicará outros formatos de avaliações.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Sobre o currículo escolar, analisar os itens.

I. Pode-se dizer que as competências e as diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não orienta a definição das aprendizagens essenciais, apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
III. Os currículos da educação básica devem ter base nacional comum.

Está CORRETO o que se afirma:
Levando em conta que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o ensino fundamental está estruturada em cinco áreas do conhecimento, dentro das quais se agrupam várias disciplinas ou componentes curriculares, assinale a alternativa que contém apenas componentes da área de Linguagens:
No contexto do Planejamento de Ensino, a articulação entre os diferentes componentes curriculares é essencial para promover uma aprendizagem significativa. Qual conceito pedagógico descreve essa abordagem de integração entre disciplinas, visando a contextualização do conhecimento?