Filtrar


Questões por página:
A partir da Psicologia Social crítica, do final do século XX, os processos grupais passam a ser compreendidos como projetos, um eterno “vir a ser”, constituídos em uma tensão entre serialidade e totalidade (Lapassade,1982). Há uma ameaça constante de dissolução do grupo e de volta à serialidade, em que cada integrante assume e afirma sua individualidade, sendo mais um na presença dos demais. Ao mesmo tempo, há uma busca pela totalidade, em que cada um dos integrantes participa com os demais, introjeta-os e dá sentido à relação estabelecida, afirmando-se e assumindo a totalidade do grupo. Nesse sentido, a metodologia dos grupos operativos de Enrique Pichon- -Riviere contribuiu para o trabalho de grupos, explicitando seus modos de funcionamento e permitindo que todos elaborem sobre a experiência coletivamente.
O conceito que fundamenta o funcionamento dos grupos operativos é o de Esquemas Conceituais Referenciais Operativos (ECROS), que é definido como
Frantz Fanon (2008), ao falar sobre a psicologia do colonialismo, afirma que todo idioma é um modo de pensar, pontuando que há uma relação de sustentação entre a língua e a coletividade. Para a Psicologia Social crítica, é impossível pensar nos processos de subjetivação isolando a linguagem da produção do indivíduo e do processo grupal.
Dessa forma, nos processos de colonização, a linguagem opera dinâmicas de
Uma entrevista, seja individual ou coletiva, pode seguir o método cartográfico, cuja perspectiva é inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, de grande importância para a analítica institucional. O método cartográfico considera as linhas de fuga que compõem a experiência, evitando-se, assim, perspectivas totalizantes. Nessa perspectiva, existe um conceito fundamental que corresponde ao entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade que lhe são inerentes.
Tal conceito faz referência direta à imagem oriunda da botânica, correspondendo a um emaranhado de linhas em que não é possível distinguir início e fim, nem núcleo ou ponto central.
Trata-se do conceito de
Sobre a Psicologia Social, é correto afirmar:
mostrar texto associado
Assim como a sabedoria popular enfatiza o impacto das atitudes sobre o comportamento, é possível afirmar através das pesquisas em Psicologia Social que as atitudes com frequência são fortes preditores dos comportamentos.