Filtrar


Questões por página:
A Norma Brasileira de Contabilidade TI 01 trata da atividade e dos procedimentos de Auditoria Interna. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
( ) A Auditoria interna auxilia a organização a atingir seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
( ) A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados apenas em meio eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
( ) A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, de modo verbal ou por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A auditoria interna pode realizar serviços de avaliação e de consultoria.
Uma ação desenvolvida nos serviços de avaliação é
Os instrumentos de fiscalização são utilizados para operacionalizar as atividades de competência do órgão de auditoria interna e diferenciam-se, especialmente, quanto finalidade da ação de controle. Nesse sentido, os instrumentos de fiscalização podem ser utilizados para:

I. Conhecer a organização e o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais;
II. Suprir omissões e lacunas de informação, esclarecer dúvidas, apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade de atos e fatos específicos praticados por qualquer responsável, bem como para apurar denúncias ou representações;
III. Avaliar, ao longo de um período predeterminado, o desempenho de órgãos e entidades públicas, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados.

Os instrumentos de que tratam as definições anteriores são denominados, respectivamente:
A Resolução CFC nº 986/03 disciplina que a auditoria é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Nos termos da referida norma, os programas de trabalho devem ser estruturados na fase de planejamento, sendo possível a sua revisão:
Um agente público digitou, equivocamente, o valor de uma nota fiscal de compra realizada pela prefeitura no sistema informatizado do município.

Antes de ser realizado o pagamento relativo à nota fiscal, um auditor interno detectou a inconsistência e constatou que houve: