Filtrar


Questões por página:
A Resolução CFC nº 986/03 disciplina que a auditoria é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Nos termos da referida norma, os programas de trabalho devem ser estruturados na fase de planejamento, sendo possível a sua revisão:
Um agente público digitou, equivocamente, o valor de uma nota fiscal de compra realizada pela prefeitura no sistema informatizado do município.

Antes de ser realizado o pagamento relativo à nota fiscal, um auditor interno detectou a inconsistência e constatou que houve:
As Normas Brasileiras para o exercício da auditoria interna não se restringem ao aspecto da ética profissional. Encampam todos os requisitos necessários ao desempenho da função e, igualmente, aplicam-se integralmente ao órgão central do Sistema de Controle Interno. As normas relativas à independência do auditor interno estabelecem que estes devem ser independentes em relação às atividades que examinam.
Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a independência do auditor interno.
No que diz respeito à qualidade dos trabalhos da auditoria interna, um aspecto a ser considerado relaciona-se ao nível hierárquico dentro da organização. Nesse sentido, a subordinação necessária à área, para que ela possa exercer suas funções com independência é:
Segundo Castro (2018), “o termo compliance tem origem no verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido”. Tendo em vista que em português não existe tradução para o termo, o mesmo tem recebido variadas intepretações, provocando discussões sobre a função de compliance e da auditoria interna. Segundo o autor, são finalidades da Auditoria de Compliance e da Auditoria Interna, respectivamente: