Filtrar


Questões por página:
Uma auditoria tributária precisa armazenar e gerenciar dados de impostos pagos por empresas ao longo de vários anos. Os dados incluem informações estruturadas, como identificação da empresa, valores de impostos e datas de pagamento, mas também dados não estruturados, como relatórios de auditoria em PDF, notas fiscais digitalizadas e comentários dos auditores em texto livre. O modelo de banco de dados mais adequado para atender às necessidades de escalabilidade e flexibilidade da empresa nesse caso é o Modelo
Considere o diagrama relacional a seguir, no qual descreve um banco de dados construído para uma agência de publicidade:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que traz uma afirmação CORRETA acerca do esquema apresentado.
Uma equipe de ciência de dados está trabalhando na construção de um modelo preditivo utilizando um grande conjunto de dados. Durante esse processo, os cientistas de dados estão realizando o feature engineering para criar e selecionar as variáveis mais relevantes, além de aplicar técnicas de divisão de dados para garantir a eficácia e a generalização do modelo.
Considerando-se esse contexto, qual combinação de técnicas maximizará a performance do modelo?
Um conjunto de dados numéricos com significativa diversidade foi apresentado à equipe de análise de dados de uma empresa. Como parte do processo decisório, os analistas necessitavam transformar um dos atributos numéricos em faixas de valores, a fim de permitir classificá-los em um universo de possibilidades. Para isso, decidiram, na etapa de enriquecimento de dados, criar um atributo, derivado do atributo numérico supracitado, em um processo de transformação de dados conhecido por discretização.
Uma das características das técnicas de discretização é que
No que se refere aos conceitos básicos de Banco de Dados (BD), um modelo de dados é usado para descrever a estrutura lógica e física de um BD. Nesse contexto, a arquitetura de um SGBD visa a separar as aplicações do usuário dos dados físicos por meio de três níveis, descritos a seguir.
I. Usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do BD, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.
II. Efetua uma descrição total da estrutura do BD, mas não oferece detalhes dos dados guardados no BD.
III. Descreve as visões do BD para um grupo de usuários, com destaque para os que terão acesso ao BD.
Os níveis descritos em I, II e III são denominados, respectivamente: