Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

Taxa de fecundidade deve seguir em queda no Brasil
Dados e projeções demográficas apontam que o declínio da taxa de fecundidade no país deve continuar nas próximas décadas.

(Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/05/14/taxa-defecundidade-deve-seguir-em-queda-no-brasil.ghtml. Acesso em 23/09/23)

Dentre os fatores sociais, econômicos ou culturais que influenciam o declínio no número de filhos nas famílias brasileiras, pode-se citar:
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) revelou que em 2012 cerca de 79,5% da população do estado da Bahia era composta por pessoas negras. Em 2022, esse número passou para 80,9%. Segundo o IBGE, no Brasil é considerada uma pessoa negra:
Considerando-se os principais conceitos demográficos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Crescimento Vegetativo consiste na diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo.
( ) Saldo Migratório é a diferença entre a perda de residentes fixos (imigrantes) e a entrada de novos residentes no país (emigrantes).
( ) A taxa de natalidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo.
( ) A taxa de fecundidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano.
O gráfico abaixo mostra que mais da metade da população brasileira passou por algum nível de insegurança alimentar em 2020, durante a pandemia do COVID-19.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/13/Qual-o-quadro-de-inseguran%C3%A7a-alimentar-no-Brasil-da-pandemia>. Acesso em: 22 jul.2021.

Considerando o valor da população estimada pelo IBGE naquele ano, analise o gráfico acima e assinale a alternativa correta:
O município de Rio Branco, capital do estado, é o que possui a população mais numerosa doAcre.Agrande maioria dos municípios não atinge a marca dos 30 mil habitantes. Entre os municípios a seguir, o único que, segundo o Censo do IBGE de 2010 e suas projeções para 2018, passaram da marca de 30 mil habitantes é: