Filtrar


Questões por página:
Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), relacione os termos da Coluna 1 com as respectivas definições da Coluna 2.
Coluna 1 1. Descarte.2. Emenda.3. Apócrifo.4. Apostila.5. Apógrafo.
Coluna 2 ( ) Documento de autenticidade não reconhecida. ( ) Exclusão de documentos de um arquivo após avaliação. ( ) Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor. ( ) Adendo, supressão, aglutinação, substituição ou modificação feita em documento. ( ) Nota ou aditamento feito oficialmente em documento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre arquivo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um conjunto organizado de documentos, produzidos ou recebidos e preservados por instituições públicas ou privadas, mas não por indivíduos.

( ) É dividido em três categorias: públicos, privados e segmentados.

( ) Constitui fontes culturais de grande relevância, pois guarda a memória histórica individual e coletiva, manifestações culturais, fatos da civilização, leis, criações científicas e tecnológicas.

( ) Tem como função classificar, organizar e preservar a documentação.

A sequência está correta em

Sobre a classificação, no contexto da Arquivologia, é incorreto afirmar que:
Sobre os princípios arquivísticos, leia as sentenças abaixo:
I. O princípio da proveniência diz que os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas. II. O fundo arquivístico é conjunto de documentos, de qualquer formato ou suporte, produzidos organicamente e/ou reunidos e utilizados por uma pessoa física, família ou organismo no exercício das atividades e funções deste produtor. III. A organicidade trata da qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas. IV. A teoria das três idades diz respeito à sistematização das características dos arquivos correntes, intermediários e permanentes quanto à sua gênese, tratamento documental e utilização.
Analisando as quatro assertivas acima, podemos afirmar que:

Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, não podemos adotar para a definição de arquivo: