Questões de Concurso
Filtrar
382 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 77
Questões por página:
Leia o texto a seguir.
“Nas sociedades tradicionais, a memória estava incorporada ao cotidiano pela tradição e os costumes. No mundo moderno, ela precisa ser incorporada a lugares socialmente instituídos para ser produzida e reproduzida.”
Fonte: OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg; CASTRO, Raissa Mota. A memória na Ciência da Informação: uma análise da produção científica brasileira. In: OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. Memória: interfaces no campo da informação. Brasília: Editora UnB,2017, p.90.
Tendo como referência o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Arquivos são lugares de memória socialmente instituídos e legitimados.
II. O ambiente digital possibilita o registro da informação e, assim, compartilha com o ambiente analógico a função de memória exteriorizada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção CORRETA:
Leia o texto a seguir.
“Pode-se concluir, então, que os documentos arquivísticos digitais são fortemente dependentes do registro de metadados.”
Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2011, p.78.
A respeito do uso dos metadados para a gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Um dos objetivos do registro de metadados é fornecer informações necessárias para garantir a autenticidade dos documentos.
( ) Alguns metadados podem ser extraídos e registrados automaticamente, com auxílio de um software, facilitando o trabalho do produtor do documento.
( ) Premis é um padrão de metadados utilizado para apoiar as ações de preservação dos documentos.
( ) Metadados estruturais auxiliam a gestão de direitos e devem ser armazenados em separado.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Leia o texto a seguir.
“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”
Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014, p.311.
A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.
COLUNA I
1. Uso acadêmico
2. Uso prático
3. Uso popular
COLUNA II
( ) objeto: prático
( ) objeto: informativo
( ) objeto: especulativo
( ) sujeito: homem comum
( ) sujeito: pesquisador
( ) sujeito: profissional (técnico)
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Leia o texto a seguir.
“O princípio da proveniência tem guiado o trabalho dos arquivistas desde sua formulação na primeira metade do século 19 e, desse então, permaneceu como um tópico fundamental do debate e do discurso arquivísticos.”
Fonte: DOULAS, Jennifer. Origens: ideias em evolução sobre o princípio da proveniência. In: EASTWOOD, Terry; MACNEIL, Heather (org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG,2016, p.47.
A respeito do princípio da proveniência, analise as afirmativas abaixo:
I. Alguns teóricos da arquivologia consideram que o princípio da proveniência inclui, enquanto subprincípios, tanto o princípio do respeito aos fundos quanto o princípio do respeito à ordem original.
II. O princípio da proveniência, enquanto princípio organizativo, estabelece que a manutenção dos documentos arquivísticos deve respeitar a natureza orgânica e a personalidade individual do todo arquivístico.
III. A proveniência tem associação com o contexto de criação dos documentos.
Está CORRETO o que se afirma em: