Filtrar


Questões por página:
A Filosofia coloca desafios específicos quando se busca definir a forma de ensiná-la no Ensino Médio, quais conteúdos abordar e quais competências se espera desenvolver. Um fator a ser levado em conta, conforme preconiza o Currículo da Cidade de São Paulo, é que as disciplinas “também precisam dialogar com a realidade dos adolescentes, de forma a conectarem-se com seus interesses, necessidades e expectativas”.
Assinale a opção que descreve corretamente o modo como o ensino de Filosofia deve levar em conta o fator preconizado pelo Currículo da Cidade de São Paulo.
“De há muito, a filosofia correlacionou verdade e ser. A própria filosofia se determina como ciência da verdade. Ao mesmo tempo, porém, como ciência que considera o ente enquanto ente, ou seja, no tocante ao seu ser.”
Adaptado de HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Editora Vozes,2005.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção heideggeriana de verdade.
“O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico.”
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática,2010.
Com base na obra citada, assinale a opção que caracteriza corretamente o pensamento mítico e o conceitual, respectivamente.
A filosofia kantiana propôs superar a controvérsia entre inatismo e empirismo, elaborando uma nova posição acerca das possibilidades do conhecimento humano.
Assinale a opção que identifica corretamente uma tese kantiana sobre as possibilidades do conhecimento humano.
No século XX, as chamadas ciências humanas buscaram estratégias metodológicas que fossem, simultaneamente, apropriadas aos seus objetos e garantidoras do rigor dos seus achados. O estruturalismo foi uma dessas estratégias que, a partir da linguística, se expandiu para a antropologia e outros campos.
Sobre o paradigma estrutural, é correto afirmar que