Questões de Concurso
Filtrar
312 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 63
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Filosofia
“Devido ao peso é que os átomos, num momento inicial, são imaginados por Epicuro como ‘caindo’; mas, situados dentro do vazio, teriam que desenvolver, nessa ‘queda’, trajetórias necessariamente paralelas. Isso significa que os átomos jamais se chocariam – dando origem aos engates e aos torvelinhos indispensáveis à constituição das coisas e dos mundos.”
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural,1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima.
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural,1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima.
Disciplina:
Filosofia
“Há filósofos que imaginam estarmos, em todos os momentos, intimamente conscientes daquilo que denominamos nosso EU [our SELF]; que sentimos sua existência e a continuidade de sua existência; e que estamos certos de sua perfeita identidade e simplicidade, com uma evidência que ultrapassa a de uma demonstração.”
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Editora UNESP,2009.
Assinale a opção que identifica corretamente a posição de Hume quanto à existência do eu.
HUME, David. Tratado sobre a natureza humana. São Paulo: Editora UNESP,2009.
Assinale a opção que identifica corretamente a posição de Hume quanto à existência do eu.
Disciplina:
Filosofia
“O livro trata dos problemas filosóficos e mostra – creio eu – que a formulação desses problemas repousa sobre o mau entendimento da lógica de nossa linguagem. Poder-se-ia talvez apanhar todo o sentido do livro com estas palavras: o que se pode em geral dizer, pode-se dizer claramente; e sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp,2001.
“A filosofia não deve, de modo algum, tocar no uso efetivo da linguagem; em último caso, pode apenas descrevê-lo. Pois também não pode fundamentá-lo. A filosofia deixa tudo como está.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural,1979.
De acordo com a segunda fase do pensamento de Wittgenstein, a linguagem
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp,2001.
“A filosofia não deve, de modo algum, tocar no uso efetivo da linguagem; em último caso, pode apenas descrevê-lo. Pois também não pode fundamentá-lo. A filosofia deixa tudo como está.”
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural,1979.
De acordo com a segunda fase do pensamento de Wittgenstein, a linguagem
Disciplina:
Filosofia
“Após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira, todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito”.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril,1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril,1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Filosofia
Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:
I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.
Quais estão corretas?
I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.
Quais estão corretas?