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Sobre patrimonialização de bens culturais indígenas, é correto afirmar que:
Leia o texto a seguir.
Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.
LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n.87,3/2018, p.133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018
A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos. ( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático. ( ) Arte é um conceito indígena. ( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade.
Sobre arte e povos indígenas, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos museus de arqueologia e etnologia, os objetos produzidos por povos indígenas das terras baixas da América do Sul compõem o escopo de atuação exclusivo da etnologia, enquanto a cultura material cabe à arqueologia.
( ) A materialidade produzida por povos indígenas da América do Sul não apresenta continuidade histórica com a cultura material estudada pela arqueologia pré-colonial no Brasil.
( ) A materialidade oriunda do contexto pré-colonial da América do Sul apresenta uma continuidade histórica complexa com o repertório material do tempo presente produzida por povos indígenas.
( ) Coleções arqueológicas de contextos pré-coloniais brasileiros não são histórica e culturalmente relacionadas aos povos indígenas do presente.
O avanço na modelagem das políticas culturais nas últimas duas décadas contrasta com o esvaziamento institucional do sistema federal de cultura na atualidade. No início deste século, repercutindo o debate global e com respaldo na Constituição, houve uma mutação no desenho das políticas públicas de cultura no Brasil tendo por eixo a ideia de cidadania cultural como articulação sinérgica de três dimensões da cultura: a política, a econômica e a simbólica. Nessa perspectiva, os direitos culturais devem ser considerados basicamente em uma dupla abordagem: acesso do cidadão ao usufruto de bens simbólicos e a provisão de recursos para que possa “produzir cultura” como sujeito ativo da ação cultural.
O panorama das políticas culturais. Marcelo Viana Estevão de Moraes - trecho extraído de Nexo Jornal de 18 nov.2021.
No que tange às políticas culturais do campo dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil apenas recentemente têm buscado dialogar com uma perspectiva de diversidade cultural, na qual os diversos sujeitos sociais têm um papel ativo na construção de conhecimento e de ações culturais.
II. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil sempre atuaram em uma perspectiva de diversidade cultural, na qual era atribuído um papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais aos diversos sujeitos sociais.
III. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil atuam na perspectiva de uma identidade cultural única, na qual os diversos sujeitos sociais têm papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil são pioneiros na construção de políticas culturais afirmativas, pautadas na diversidade sociocultural nacional, promovendo historicamente ações efetivas de reconhecimento dos sujeitos como ativos.

“Nos últimos anos, os museus – centros perpetuadores da memória, da arte e do conhecimento – têm experimentado um extraordinário fortalecimento no Brasil. Esse processo é constatado pelo aumento significativo do número dessas instituições em todo o território nacional, pelo crescimento da oferta de cursos de museologia em nível superior e, sobretudo, pela criação de um marco regulatório para o setor: o Estatuto de Museus.”

(Disponível em: http://www.museus.gov.br/decreto-8-12413/.)

Consta, entre outros assuntos e leis, nesse Estatuto, as atribuições do museólogo; analise-as.

I. Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais.

II. Pode planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins.

III. Sua principal função é executar as atividades concernentes ao funcionamento das exposições e eventos dos museus, com exceção daquelas ligadas à administração financeira e administrativa.

IV.Orientar a realização de seminários, colóquios, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.

Estão corretas apenas as afirmativas