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O currículo se apresenta como algo dinâmico e processual, elaborado a partir das relações constituídas entre todos os sujeitos que fazem parte do contexto escolar. É um fazer/aprender coletivo a partir de toda a rede social. O currículo é configurado, então, numa constante tensão entre o concebido e o vivido, entre o prescrito e o real, demonstrando que não há um currículo genuinamente prescrito, sem interferências do vivido e vice-versa. Nessa perspectiva, algumas pontuações se apresentam no contexto do trabalho pedagógico, demonstrando que o currículo:
As relações entre educação e sociedade não estão reduzidas à reprodução e impactam na formação dos sujeitos. No que tange à relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa correta.
A interdisciplinaridade surge como uma proposta didático-pedagógica imprescindível para solucionar um impasse histórico do modelo hegemônico de ensino.

Assinale a opção que apresenta esse impasse.
Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em: