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A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que buscam superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao se pensar na implementação dessas abordagens no currículo da Educação Básica, é fundamental considerar que:
Leia as afirmativas a seguir: I. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes. II. A análise das novas práticas escolares é uma atitude desfavorável à construção do currículo escolar. Marque a alternativa CORRETA

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A implementação eficaz de currículos escolares requer uma abordagem flexível e adaptativa que leve em consideração as diversas necessidades, experiências e contextos dos alunos, reconhecendo que não existe uma abordagem única que sirva para todos os contextos educacionais.

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Os currículos escolares, desde sua origem no século XVII, sempre foram concebidos como instrumentos neutros e objetivos, sem qualquer influência de interesses políticos ou culturais, uma vez que esses currículos são documentos voltados para o aprendizado e não para a exposição de ideais políticos.

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Os currículos escolares contemporâneos são cada vez mais desafiados a integrar uma ampla gama de competências do século XXI, que vão além do conhecimento acadêmico tradicional, e incluem habilidades como pensamento crítico, colaboração, comunicação eficaz e competência digital.