Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A substituição de “Todos os indivíduos” (L.1) por Todo indivíduo manteria a ideia de generalização e preservaria a coerência e a correção gramatical do período.
mostrar texto associado
Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se usar direito à influir em lugar de “direito de influir” (L.14).
mostrar texto associado
Na linha 10, a forma verbal “representava” está flexionada no singular para concordar com o sujeito a que se refere: “sobrevivência da prole”.

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. A crise financeira e econômica nos induz ____(1)_____ a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) sem mais tardar. Não conseguiremos reduzir a pobreza e construir sociedades mais equitativas, duradouras e focalizadas na paz se _____(2)_____ os indivíduos, em todas as épocas da vida, com conhecimentos, competências, valores que _____(3)_____ permitam informar-se e tomar decisões de maneira responsável. Uma educação de qualidade que facilite a tomada de consciência, a abertura, a solidariedade e a responsabilidade deve fazer parte de qualquer resposta à atual crise mundial. Mas, acima de tudo, é necessário que os dirigentes e os tomadores de decisão _____(4)______ as condições indispensáveis a fim de que a educação se oriente para a construção de uma maior equidade entre as sociedades.

(Eduardo Araia, Educar para salvar a Terra. Revista Planeta, julho de 2009, p.76, com adaptações)

Os fragmentos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Carlos Bresser Pereira, Folha de S. Paulo, 22/06/2009.

Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.