Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em termos de concordância nominal, a palavra mesmo, empregada duas vezes no texto, faz concordância de modo diferente a depender do seu emprego. Sobre esse fato, analise as afirmativas.
I - Quando a palavra mesmo é usada como pronome demonstrativo reforçando ou enfatizando outra palavra, concorda com o termo ao qual se refere. Exemplo: São eles mesmos, os jovens.
II - A palavra mesmo usada como advérbio permanece invariável, a exemplo de Se o candidato quisesse mesmo, teria impetrado recurso.
III - Usada como conjunção, a palavra mesmo permanece invariável, a exemplo de Mesmo que os céus aprovem, jamais seremos taxados de carolas.
Estão corretas as afirmativas
mostrar texto associado
Mesmo estando o sujeito deslocado do verbo, em posição posterior a ele, deverá haver concordância entre ambos. Essa regra gramatical da escrita culta está exemplificada corretamente em qual trecho do texto?
mostrar texto associado
Releia o trecho: Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Sobre os recursos linguísticos empregados nesse trecho, assinale a afirmativa correta.
As concordâncias verbal e nominal referem-se ao comportamento das palavras nas frases, seja do verbo em relação ao sujeito ou dos determinantes do substantivo em relação ao substantivo. Sobre tais concordâncias, analise as afirmativas.

I. Estava tudo certo para que seguissem anexas as encomendas dos turistas, mas, na conexão, elas se extraviaram.
II. Os jornais anunciaram com antecedência que poderiam haver retaliações por parte do governo.
III. O prefeito destinou 1,2 milhões de reais para as novas obras que beneficiarão os moradores daquele bairro.
IV. Mais de dez presidiários foram soltos mediante habeas corpus, no entanto a maioria deles demorou vários dias para sair.
V. Não é necessária a pressa que vocês propõem, pois que ainda há bastantes lugares vazios.

Estão corretas as afirmativas
mostrar texto associado
Comprar faz você feliz?” (1º§) Considerando a primeira oração do texto, é possível reconhecer o estabelecimento adequado da concordância do verbo fazer na forma “faz”. A inadequação do emprego do verbo citado pode ser vista em (considerando o contexto das orações a seguir):