Filtrar


Questões por página:
Lucas é assistente social do equipamento público Y e, em seu processo de trabalho, realiza atendimentos individuais por um período e, em outro, se dedica a visitas e a articulações no território. Vários estudantes de serviço social se cadastraram para realizar estágio nesse campo. Todavia, de acordo com a legislação vigente, Lucas só pode receber, no máximo,3 estagiários, porque a sua carga horária semanal deve ser de:
O chamado terceiro setor tem sido responsável por uma parcela considerável do mercado de trabalho dos assistentes sociais na atualidade.

De acordo com Montaño (2005), o terceiro setor corresponde ao(à):
Analise os argumentos a seguir.

I. As profundas mudanças no contexto econômico e político, que geram um novo modo de acumulação, fundado no capital financeiro e nos ganhos de produtividade, articulado a uma política neoliberal de privatização e terceirização, exercem consequências expressivas nas relações de trabalho e emprego e na gestão do Serviço Social. II. O contexto econômico e político, de profundas mudanças, não requer que o Serviço Social reprocesse seu objeto de intervenção, já que as transformações ocorridas resultam em situações de maior emprego, encantamento com o futuro, de maior responsabilização do Estado e pela menor responsabilização dos grupos, das famílias e das comunidades pelo seu sustento, de nova gestão das políticas sociais. III. A discussão acerca do objeto do Serviço Social é inesgotável pela dinâmica de sua inserção histórica e teórica, podendo-se construir e desconstruir o objeto de intervenção profissional, conforme as diferentes perspectivas de análise nas diversas conjunturas.
Estão CORRETOS os argumentos:
Segundo Iamamoto (1999), o Assistente Social tem sido, historicamente, um dos agentes profissionais que implantam políticas sociais, especialmente políticas públicas. De acordo com a autora, é uma demanda atual, do próprio mercado, para os profissionais do Serviço Social:
Analise as afirmativas sobre a psicodinâmica do trabalho:

I. Sua investigação clínica de determinado contexto de trabalho está apoiada na observação e na escuta de situações vivenciadas pelos trabalhadores. II. Seus estudos se fundamentam na descrição do conhecimento das relações entre saúde e trabalho. III. Seus estudos procuram descrever os resultados da investigação clínica da relação com o trabalho em uma teoria do sujeito que abrange conhecimentos oriundos tanto da psicanálise quanto da teoria social, incluindo também contribuições da psicologia do trabalho e da ergonomia franco-belga.

Estão CORRETAS as afirmativas: