Filtrar


Questões por página:
A ventilação natural é uma importante estratégia bioclimática para obtenção do conforto térmico em edificações localizadas em regiões de clima quente e úmido. O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das edificações. A figura mostra, de forma esquemática, o ambiente de uma edificação com aberturas localizadas a barlavento e a sotavento.
Com relação aos tamanhos dessas aberturas, verifica-se que as maiores taxas de ventilação são obtidas quando
Os diagramas ou cartas solares são representações gráficas da trajetória aparente do Sol na abóbada celeste. Nelas, são destacadas as diferentes horas do dia e os períodos do ano, especialmente os solstícios e os equinócios. Dessa forma, as cartas solares apresentam-se como importante ferramenta para estudo da incidência solar na edificação. A figura mostra a Carta Solar para a latitude da cidade de Maceió (9º 40’ Sul).
Na etapa de Estudo Preliminar de um projeto arquitetônico a ser construído em Maceió, ao considerar a incidência de radiação solar nas fachadas da edificação, verifica-se que
Por causa da variação de clima e temperatura no Brasil, cabe ao arquiteto contribuir para minimizar a diferença de temperatura externa e interna em uma determinada região. NÃO é uma solução adequada para o clima
mostrar texto associado
No que diz respeito ao isolamento térmico e acústico, esquadrias em alumínio associadas a vidros duplos com camadas internas de ar possuem melhor desempenho que sistemas de esquadrias de madeira.
mostrar texto associado
Os materiais de revestimento de uma fachada influenciam diretamente no desempenho térmico de um edifício térreo e, também, no de seu entorno imediato.