Filtrar


Questões por página:

Se X e Y são variáveis aleatórias normais independentes, tais que X ~ N(0,1) e Y ~ N(0,1), a razão segue uma distribuição

Uma amostra aleatória simples de tamanho 5 foi retirada de uma distribuição de Poisson com média igual a 5. Essa amostra é representada por X1, X2, X3, X4, X5, em que cada variável Xk denota o total de erros processuais registrados em certo cartório judicial no dia k, com k ∈ {1,2,3,4,5}. A respeito da quantidade semanal de erros processuais registrados nesse cartório Y = X1 + X2 + X3 + X4 +X5, assinale a opção correta.

As técnicas de amostragens são importantes para selecionarmos os elementos que deverão ser pesquisados. Ao decidir trabalhar com amostragem probabilística, julgue as seguintes afirmações.


I. Quanto menor a amplitude do intervalo, maior deve ser o tamanho da amostra.

II. Quanto maior o número de subgrupos de interesse, maior deve ser o tamanho da amostra.

III. Quanto mais alto o nível de significância estabelecido, maior deve ser a amostra.

IV. Quanto maior a dispersão dos dados na população, maior deve ser o tamanho da amostra.


As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

O auditor de qualidade em uma indústria observou o resultado da produção por máquina, em três máquinas, durante um certo período. Para testar a hipótese de diferença no desempenho entre as máquinas, foi aplicado teste de Análise de Variância (ANOVA), ajustada aos dados com 1 fator,3 tratamentos e tamanho de amostra 18.


Avalie as considerações a seguir.


I. Se a soma dos quadrados totais for igual a 37,73, então a soma dos quadrados associado ao fator é igual a quatro vezes o valor da soma de quadrados do resíduo.

II. O grau de liberdade total da ANOVA é de 15.

III. O valor absoluto do efeito de um dos tratamentos é igual ao valor absoluto da soma dos efeitos dos demais tratamentos.

IV. Se a soma dos quadrados totais for igual a 37,73 e a soma dos quadrados do resíduo for igual a 30,53, o coeficiente de explicação do modelo é de 19,06%.

V. Em caso de rejeição do H0 e a comprovação de existe diferença da media em, pelo menos, um dos tratamentos, o próximo passo da ANOVA é averiguar quais são as diferenças entre as médias por meio de um teste de comparações múltiplas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Quando nos referimos a uma sequência de variáveis aleatórias {Xi} com i ≥ 1, independentes e identicamente distribuídas, com média μ e variância σ2, sendo estas finitas, podemos afirmar que: