Filtrar


Questões por página:
“Pinhal” é o nome de uma música, que foi composta por ________________, com foco na história de amor do seu irmão mais velho, Adriano, e em lembranças boas de seu pai, que morreu cedo, sendo, assim, uma homenagem à família. O compositor e cantor também fez parte da banda gaúcha chamada __________________________. (Fonte: Clicrbs).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Sobre as competências do município concorrentes do Estado e da União, analise as assertivas a seguir.


I. Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental e superior quando forem instituições privadas.


II. Prover a organização e o funcionamento da saúde pública, através de ambulatórios, centros e postos de saúde, pronto- -socorro, serviço dentário, dentre outros, inclusive, hospitais e maternidade.


III. Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos e as paisagens naturais, desde que sejam tombados exclusivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, apenas.


Está correto o que se afirma em

Aconteceu em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo,100 anos após a Independência do Brasil,34 anos após a abolição da escravidão e 4 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial. O movimento se apoiava no pensamento nacionalista e na busca de uma identidade para o Brasil, além da procura por uma produção artística mais liberta, que rompesse com uma estética das academias de Belas Artes e das ideias parnasianistas. As ideias parnasianistas tratavam da arte pela arte, privilegiavam a busca pela perfeição e demonstravam pouca preocupação com os sentimentos humanos e os contextos sociais (adaptado de UFMG,2022). Assinale a alternativa que apresenta o nome do evento artístico citado no texto e que completou 100 anos em 2022.
Analise a imagem.


As agências internacionais divulgaram a recuperação da obra reproduzida, roubada em 2012 da Galeria Nacional de Atenas. O autor da tela havia doado a pintura à Grécia em reconhecimento à resistência do país à Alemanha nazista. (Uol. Disponível em https://bit.ly/3iHg3T6. Acesso em 12.08.2021)
O título da tela recuperada, no dia 29 de junho de 2021, é
O surrealismo, embora igualmente dedicado à rejeição da arte como era até então conhecida, igualmente dado a escândalos públicos e (como veremos) ainda mais atraído pela revolução social era mais que um protesto negativo: como seria de esperar de um movimento centrado principalmente na França, um país onde toda moda exige uma teoria. Na verdade, podemos dizer que, enquanto o dadaísmo naufragava no início da década de 1920 com a era de guerra e revolução que lhe dera origem, o surrealismo saía dela com o que se tem chamado de “uma súplica pela ressureição da imaginação, baseada no inconsciente revelado pela psicanálise, os símbolos e sonhos”.

(Eric Hobsbawm, Era dos extremos)
O excerto traz referências ao contexto