Filtrar


Questões por página:
A computação em nuvem tem sido considerada uma nova fronteira da era digital. Nuvem é uma metáfora para a Internet e seus serviços, como o acesso a informações e programas e o armazenamento de arquivos.

Sobre essa tendência recente, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

(...) Esta tecnologia suscita problemas internacionais de tipo econômico e político, quando dados públicos são armazenados em arquivos privados, em países diversos daqueles dos usuários da nuvem.

(... ) Os sistemas de computação em nuvem podem aumentar a "dívida digital" entre países ricos e pobres, caso o acesso ao conhecimento não seja livremente garantido a todos.

(... ) A computação em nuvem torna o usuário dependente de investimentos crescentes em recursos de hardware e software, que devem ser adquiridos junto ao servidor contratado.

As afirmativas são, respectivamente,
A biotecnologia diz respeito a um amplo conjunto de tecnologias que possuem em comum o fato de utilizar organismos vivos ou parte deles, como moléculas ou células.

Assinale a alternativa que indica corretamente avanços no campo da biotecnologia ocorridos na última década.
Para além de certa vertigem populista, a História Cultural procura hoje revisitar o lado mais fraco da produção da cultura: o da recepção anônima da cultura ordinária da criatividade (ou passividade) das pessoas comuns. O que temos então é o deslocamento do foco da análise cultural do campo da produção para o campo da recepção, do consumo ou dos chamados usos sociais da imagem. O foco analítico se desloca para acompanhar como as inovações tecnológicas da mídia (rádio, televisão, videocassete, multimídia, etc) se inserem no cotidiano improvisado dos grupos sociais, como se dá a relação dos receptores com essas formas culturais eletrônicas ou como interagem “textos” e “leitores”.

[Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula]

A respeito da discussão feita pelo autor, sugere-se, entre outros pontos, que
A sonda Juno, da Nasa, é o objeto mais rápido já criado pelo ser humano, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes. Na madrugada de 05 de julho de 2016, a agência espacial cumpriu uma missão de quase 5 anos e entrou na órbita do planeta. Ao se aproximar era previsto que a gravidade começasse a puxar Juno cada vez mais rápido até a espaçonave atingir uma velocidade de mais de 250 mil km/h. Essa velocidade quebra um recorde de 40 anos, também de acordo com o Guinness. A sonda da Nasa já havia batido outro recorde em janeiro deste ano, quando se tornou a nave espacial movida a energia solar que chegou mais longe. (Adaptado de: http://glo.bo/29wkZWv) A sonda Juno tem como missão conhecer características de
Depois de seis anos e meio no espaço, uma Estação Espacial voltou para a Terra, totalmente fora de controle, e caiu no Pacífico Sul. A nave tinha 15 m3 (metros cúbicos) e 8,5 toneladas. Foi projetada para ser um laboratório equipado e foi lançada em 30 de setembro de 2011. Desocupada desde 2013, perderam o contato com a estação em 2016. A entrada na atmosfera terrestre ocorreu por volta das 22h15 da noite de 01/04/2018 (horário de Brasília). Assinale a alternativa que apresenta o país ao qual esta estação especial pertencia.