Filtrar


Questões por página:

A teníase e a cisticercose são doenças distintas causadas pelas mesmas espécies de helmintos. Em relação a essas doenças, assinale a alternativa INCORRETA.

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença causada por parasitas do gênero Leishmania que é um protozoário cujo ciclo biológico é realizado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado (heteroxeno). Sobre a leishmaniose, avalie as assertivas abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:


(__)A forma amastigota da Leishmania é tipicamente ovoides ou esféricas onde não há flagelo livre.


(__)A transmissão ocorre pela picada de insetos hematófagos pertencentes ao gênero Aedes.


(__)A Leishmania braziliensis provoca no homem lesões sendo esta espécie a responsável pela forma cutânea mais destrutiva dentre as demais conhecidas.


(__)A forma promastigota é encontrada no tubo digestivo dos flebotomíneos.


Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.

Dentre as principais técnicas parasitológicas recomendadas para a detecção de helmintos intestinais, assinale a alternativa que CORRETAMENTE traz o método que é indicado para a pesquisa de ovos e parasitos adultos de Enterobius vermicularis:
O método de Baerman-Moraes utilizado em laboratórios de parasitologia se baseia na capacidade de sedimentação espontânea de larvas em água aquecida. Este termotropismo é observado em larvas de:
Os laboratórios de análises clínicas empregam diversos métodos para a identificação das diversas formas infectantes de parasitas intestinais. O método de Faust, baseado na centrifugação e na flutuação de elementos parasitários, utiliza uma solução de: