Questões de Concurso
Filtrar
756 Questões de concurso encontradas
Página 107 de 152
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
A conjunção "mas" (L.4) poderia ser substituída, no texto, sem afetar o sentido ou a correção gramatical deste, por todavia ou por entretanto.
mostrar texto associado
“Todo texto é plural, assim como os sentidos e os signifcados desse texto.” (Linha 34)
A articulação das orações do período expressa uma ideia de
A articulação das orações do período expressa uma ideia de
mostrar texto associado
“A ação da polícia ocorre em um ambiente de incertezas, ou seja, o policial, quando sai para a rua, não sabe o que vai encontrar diretamente;”.
A expressão sublinhada indica a presença de uma
A expressão sublinhada indica a presença de uma
mostrar texto associado
Leia os períodos abaixo:
(1) “Se os tempos e as circunstâncias, porém, mudarem, ele cairá em ruína não alterando o seu comportamento.” (linhas 36-37)
(2) “Sendo a sorte (fortuna) inconstante e os homens obstinados em suas formas de agir, estes serão felizes pelo tempo em que com ela convergirem e desditosos quando dela divergirem.” (linhas 42-43)
As formas verbais de gerúndio em (1) e (2) estabelecem, respectivamente, relações de
(1) “Se os tempos e as circunstâncias, porém, mudarem, ele cairá em ruína não alterando o seu comportamento.” (linhas 36-37)
(2) “Sendo a sorte (fortuna) inconstante e os homens obstinados em suas formas de agir, estes serão felizes pelo tempo em que com ela convergirem e desditosos quando dela divergirem.” (linhas 42-43)
As formas verbais de gerúndio em (1) e (2) estabelecem, respectivamente, relações de
mostrar texto associado
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento “ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas” (l.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento “ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas” (l.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.