Questões de Concurso
Filtrar
756 Questões de concurso encontradas
Página 49 de 152
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às classes de palavras, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a conjunção e o valor semântico que ela representa.
Concurso:
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às classes de palavras, assinale a alternativa em que a palavra destacada corresponde à classificação apresentada entre parênteses.
Concurso:
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
“No detalhe, ‘porém’, o foco gentil em azulejos de florzinha”.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às conjunções, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da conjunção “porém” destacada acima.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às conjunções, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da conjunção “porém” destacada acima.
Concurso:
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
“No detalhe, ‘porém’, o foco gentil em azulejos de florzinha”.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às conjunções, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da conjunção “porém” destacada acima.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto às conjunções, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da conjunção “porém” destacada acima.
Concurso:
Prefeitura de João Pessoa - PB
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Considerando o trecho que segue, a respeito dos elementos de coesão e suas respectivas relações lógico-semânticas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.
I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”. II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição. III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.
“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.
I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”. II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição. III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.