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Segundo a Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu “Art.6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Observa-se pelo artigo que tanto o lazer quanto a educação se situam entre os direitos sociais dos brasileiros. Sobre o lazer e sua relação com a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. As bases de uma educação pelo lazer são aquelas que aproveitam o tempo livre das pessoas para ser o centro de criação de um novo trabalho, de uma nova família e de uma forma de viver a participação religiosa e política. II. A educação para o lazer propõe que em vez do entretenimento inconsequente que ocupa a sua maior parte, esse tempo livre poderia ser preenchido com mais atividades que levassem o indivíduo a pensar e a agir de forma mais rica em todos os momentos de sua existência. III. A educação pelo lazer pode ser entendida, também, como um instrumento de defesa contra a homogeneização e internacionalização dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa, atenuando seus efeitos. IV. A educação para o lazer por meio de sua ação conscientizadora da prática educativa, evidencia a ideia e fornece meios para que as pessoas vivenciem um lazer criativo e gratificante, torna possível o desenvolvimento de atividades até com um mínimo de recursos, ou contribui para que os recursos necessários sejam reivindicados, pelos grupos interessados.

De acordo com Marcelino (2000) estão corretas as afirmativas sobre as relações: educação para o lazer e a educação pelo lazer:
A Corporeidade pode ser compreendida como o conhecimento do corpo a partir do ponto de vista filosófico onde, partindo-se da dimensão biológica pressupõe-se indicações sobre a relação corpo-mente. Sobre esta perspectiva de análise corporal, analise as afirmativas a seguir.
I. O sujeito é a mente e o corpo é o instrumento, ou seja, a máquina que a mente usará em sua atividade junto ao mundo material. II. O corpo é o que encarna o sujeito no mundo, que mediatiza a relação do sujeito com ele, o corpo é o veículo do ser no mundo. III. O corpo é dotado de significados socialmente partilhados, sendo ele mesmo, desta forma uma expressão de uma dada sociedade.

Estão de acordo com o pensamento Merleau-Ponty sobre a corporeidade as afirmativas:
A qualidade de vida pode ser compreendida a partir de perspectivas individuais, de grupos ou de grandes populações em domínios relacionados a condições física e psicológica, a interação social e as condições econômicas. Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora alguns autores internacionais destaquem os fatores sociais e econômicos como indicadores da qualidade de vida de um indivíduo ou um grupo de pessoas, em países como o Brasil, deve-se considerar um outro fator: os direitos humanos (educação, moradia, trabalho, emprego, segurança pública),
PORQUE,
II. sem esses direitos básicos e primários garantidos, uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas estaria prejudicada, apesar de que no Brasil verificam-se níveis elevados de distribuição de renda, o que se reflete na renda per capita da nossa população.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Um dos aspectos mais importantes nas aulas de educação física escolar é a avaliação do crescimento e desenvolvimento motor. A avaliação da maturação sexual está diretamente associada aos componentes da composição corporal. Em relação ao percentual de gordura dos adolescentes, assinale a alternativa correta?
Analise as afirmativas a seguir:

I. O atletismo é uma prática esportiva cujo objetivo é tolher o interesse dos alunos e demais praticantes em realizar qualquer atividade física. Isso ocorre porque, ao praticar o atletismo, o esportista costuma ficar desmotivado por não obter quaisquer benefícios para a sua saúde com essa prática.
II. A educação corporal por meio da dança possibilita o desenvolvimento da capacidade perceptiva, que permitirá ao aluno agir sobre o meio que vive e adaptar-se a ele de maneira crítica e saudável.

Marque a alternativa CORRETA: