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A cultura corporal se apresenta na educação física escolar por meio de alguns conteúdos social e politicamente reconhecidos, dentre os quais pode-se destacar o esporte. A literatura especializada sobre esporte e educação física destaca a multiplicidade de conceituação deste fenômeno social, dentre as quais destaca-se o esporte participação (ludicidade/lazer), o esporte educação (ensino/formação) e o esporte de rendimento (performance atlética). Com base na literatura, pode-se afirmar que o esporte educação se caracteriza por
Analise o fragmento de fala a seguir.
“A Educação Física, na escola, precisa incentivar os alunos a praticarem exercício físico. A própria aula deve ser feita para que eles se movimentem. Discussão fica para as aulas de História e Geografia. Afinal, exercício físico é saúde e qualidade de vida!”
Essa fala reproduz discursos sobre noções de saúde e exercício físico de forma descontextualizada e acrítica. Em uma perspectiva cultural, os alunos do Ensino Básico, no âmbito da disciplina, precisam, além das orientações e práticas de exercício físico, entender
“A implantação do NASF pode iniciar-se com a elaboração de um projeto (ou algo equivalente) que considere a análise do território e das necessidades identificadas a partir da percepção das equipes de AB (Atenção Básica), da população e de gestores de saúde, incluindo a situação e as características da Rede de Atenção à Saúde locorregional”. À implantação de um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) é sugerido um roteiro de análise do território. Qual das alternativas abaixo NÃO representa um dos itens deste roteiro?
“O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população”. Leia as assertivas abaixo, relacionadas com a academia da saúde:

I. Configurar-se como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, complementar e potencializador das ações de cuidados individuais e coletivos na Atenção Básica e fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde são algumas das diretrizes e princípios do Programa Academia da Saúde.
II. O Programa Academia da Saúde não é um serviço isolado. Compõe a rede de atenção à saúde, como componente da Atenção Básica, fazendo parte das linhas de cuidado. Destaca-se a sua maior resolubilidade ao comprometer-se com a articulação intersetorial, buscando a integralidade no cuidado dos usuários do SUS.
III. Práticas corporais e atividades físicas, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e promoção da alimentação saudável são alguns dos eixos para o desenvolvimento das ações do Programa Academia da Saúde.

estão corretas?
Cada vez mais se estabelecem relações entre a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Teorias e modelos fornecem estruturas para entender a prática de exercício e os fatores que podem facilitar ou impedir que alguém seja fisicamente ativo. O uso de teorias apropriadas pode orientar profissionais de Educação Física na determinação de estratégias adequadas para ajudar os indivíduos a adotarem e a manterem a prática de atividade física regular. Um dos modelos amplamente utilizados é o modelo Transteórico. Assinale a alternativa que apresenta as etapas desse modelo.