Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Agilidade e coordenação são capacidades físicas determinadas por processos energéticos.
mostrar texto associado
A análise das habilidades motoras depende de uma descrição correta dos movimentos articulares que constituem cada padrão de movimento. A compreensão desses movimentos articulares, em relação ao plano e ao eixo em que são encontrados, é de grande importância para a elaboração de um programa de atividades. Os movimentos ocorrem através de três planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e, por convenção, os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. O Plano Sagital, por exemplo, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda, e as ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.
mostrar texto associado
No ser humano, constata-se uma tendência para a automatização do controle na execução de movimentos, desde os mais básicos e simples até os mais sofisticados. Quanto mais uma criança tiver a oportunidade de saltar, girar ou dançar, menos esses movimentos tendem a ser realizados de forma automática.
mostrar texto associado
O desenvolvimento motor é definido como a capacidade de movimentar o corpo e fazer funcionar os órgãos. Seu desenvolvimento se dá através de reflexos que permeiam o indivíduo desde o período embrionário e ocorrem de forma individual e consciente.
O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, tanto para as crianças quanto para os adolescentes, adultos ou idosos; o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. A pratica diária de algum esporte na adolescência é essencial nessa época em que o turbilhão de emoções é tão comum. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Possibilita o aumento do estresse e da ansiedade. II. Melhora a convivência social com outros adolescentes. III. Provoca o equilíbrio das emoções, sempre muito intensas na adolescência. IV. Aprende a lidar com frustrações e também compreende a necessidade de respeitar regras.
Está correto o que se afirma apenas em