Filtrar


Questões por página:
Odesenvolvimentodasaçõesquevisamàconservação de acervos em bibliotecas depende, sobretudo, de decisõesadministrativasquepromovamasnecessárias mudanças para adequar os serviços às novas necessidades da preservação. Sobre a conservação de acervo, analiseasafrmativasedêvaloresVerdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Existe uma contradição inerente ao ato de conservar um bem e ao mesmo tempo estimular o seu uso, gerando uma grande problemática que se encontra intrínseca à preservação.

( ) Ao se conceber e se implementar uma política de preservação, não se pode perder de vista o maior objetivo de qualquer biblioteca que é informar e socializar o saber, de modo que o acervo possa ser utilizado.

( ) A preservação dentro da biblioteca deve ter um sentido restrito baseada em políticas estabelecidas que sistematize os materiais informacionais.

( ) Muito do trabalho de um departamento de preservação é profilático e acontece antes que o tempo, as condições impróprias de armazenamento e o manuseio descuidado deixaram os materiais frágeis e danifcados.

( ) O modus faciendi do bibliotecário deve incluir somente os processos técnicos, como os de catalogação, classificação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: ______________ é cuidar de todos os assuntos relacionados ao combate à deterioração dos documentos, compreende uma política global, desde aspectos administrativos e financeiros, até as investigaçõescientificaseasmaissimplesmedidasde higienização.

_________________ define-se como um conjunto de medidasespecíficasepreventivasnecessáriasparaa manutenção da existência física do documento. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A deterioração progressiva de acervos bibliográficos pela fragilidade dos suportes e pelo efeito do tempo, diante da insuficiência de recursos para assegurar a conservação física de todos os itens, é uma realidade nas bibliotecas, levando o bibliotecário a estabelecer processos seletivos para identificar os itens cujo texto deve ser preservado com prioridade. Essa alteração do foco da conservação preventiva de determinados itens, do aspecto material para o intelectual, pressupõe o estabelecimento de uma política:

A deterioração do acervo é um processo natural, que decorre da exposição ao ambiente e do uso. Dados os itens,

I. Limpeza de ambiente e aplicação de fungicida.

II. Reparos com cola branca e fitas adesivas em fontes de informação.

III. Orientação ao usuário quanto ao uso adequado das fontes de informação.

IV. Encadernação de fontes de informação danificadas.

verifica-se que são medidas que devem ser tomadas para preservar as fontes de informação

Analise os dois agrupamentos abaixo:

I. Conservação.
II. Preservação.
III. Restauração.

a. Consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio.

b. Conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.

c. Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.

A correlação correta entre os dois grupos é