Filtrar


Questões por página:
A deterioração progressiva de acervos bibliográficos pela fragilidade dos suportes e pelo efeito do tempo, diante da insuficiência de recursos para assegurar a conservação física de todos os itens, é uma realidade nas bibliotecas, levando o bibliotecário a estabelecer processos seletivos para identificar os itens cujo texto deve ser preservado com prioridade. Essa alteração do foco da conservação preventiva de determinados itens, do aspecto material para o intelectual, pressupõe o estabelecimento de uma política:

A deterioração do acervo é um processo natural, que decorre da exposição ao ambiente e do uso. Dados os itens,

I. Limpeza de ambiente e aplicação de fungicida.

II. Reparos com cola branca e fitas adesivas em fontes de informação.

III. Orientação ao usuário quanto ao uso adequado das fontes de informação.

IV. Encadernação de fontes de informação danificadas.

verifica-se que são medidas que devem ser tomadas para preservar as fontes de informação

Analise os dois agrupamentos abaixo:

I. Conservação.
II. Preservação.
III. Restauração.

a. Consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio.

b. Conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.

c. Tratamento constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.

A correlação correta entre os dois grupos é
Com relação a conservação e preservação de documentos, os agentes físicos, como fatores de degradação em bibliotecas e arquivos, abrangem
Considere as afirmativas abaixo no que se refere ao conceito de política de substituição como parte de um programa geral de preservação de documentos.

I - A política de substituição resulta do reconhecimento de que os recursos disponíveis são insuficientes para a conservação física de todos os documentos de um acervo.

II - Uma política de substituição não representa uma ruptura com as opiniões tradicionais acerca das técnicas e prioridades da preservação, tomando o lugar de uma política convencional.

III - Do ponto de vista administrativo, é fácil identificar o documento cujo texto, a fim de ser preservado, deve ser transferido para outro suporte pela impossibilidade de se assegurar a conservação física.

Quais estão corretas?