Filtrar
46 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, sua influência foi fundamental pois ______: Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Em 1815, Napoleão Bonaparte foi derrotado, iniciando um processo de restauração dos "legítimos soberanos" (monarcas absolutistas) na França e em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia sido abolido. As principais potências europeias vitoriosas organizaram o Congresso de Viena e a Santa Aliança com o objetivo de:
que a palavra Revolução foi empregada pela primeira vez acentuando exclusividade e sem qualquer ideia de um movimento de revolução retrógrado e cíclico; e tal acentuação parece tão importante para a nossa compreensão das revoluções, ou se tornou prática corrente datar o novo significado político do antigo termo astronômico a partir do momento dessa nova utilização. Essa data foi a noite de 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luis XIV soube, pelo duque de La Rochefoucauld da tomada da Bastilha, da fuga dos prisioneiros e da derrota das tropas reais frente a um ataque popular. ARENDT. H. Sobre a revolução. Lisboa: Relógio D'Água,2001, p55.
Arendt estabelece a tomada da Bastilha, em 1789, como o marco inaugural da Revolução Francesa. A investida popular sobre a Bastilha - prisão símbolo do poder absolutista - se justifica pela exigência do(a):
Arendt estabelece a tomada da Bastilha, em 1789, como o marco inaugural da Revolução Francesa. A investida popular sobre a Bastilha - prisão símbolo do poder absolutista - se justifica pela exigência do(a):
A Primeira República Francesa foi marcada por graves crises, entre elas, a ameaça das tropas monarquistas da Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Sardenha. Esses países atacaram a França para impedir que os ideais da Revolução Francesa se disseminassem nas demais monarquias europeias.
Para enfrentar essas crises, as lideranças francesas criaram o/a
Para enfrentar essas crises, as lideranças francesas criaram o/a
Disciplina:
História
“(...) traduz exatamente as vicissitudes dos projetos de consolidação política, social e financeira almejados pela burguesia. Buscou-se evitar a contrarrevolução, porém, ao mesmo tempo, reprimiu-se com violência toda e qualquer manifestação “jacobina” que pudesse representar o retorno às medidas revolucionárias de caráter radical. Para executar esse jogo extremamente complicado, em meio à guerra que prosseguia e às dificuldades e à ação dos elementos contrarrevolucionários, a burguesia viu-se levada a apelar cada vez mais para o exército e os seus comandantes”.
Disponível em https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/08400602122015Historia_Contemporanea_I_Aula_5.pdf
Esse texto descreve um período da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que o indica.
Disponível em https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/08400602122015Historia_Contemporanea_I_Aula_5.pdf
Esse texto descreve um período da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que o indica.