Filtrar


Questões por página:
Para entender os motivos da Revolução Francesa, torna-se necessário conhecer a França no final do século XVIII. Sobre sua organização econômica neste período, assinale a afirmativa correta.
A sociedade francesa organizava-se em três estamentos, definidos pela origem (nascimento) de seus membros. Sobre a sociedade francesa pré-revolucionária, assinale a afirmativa correta.
Observe as imagens.

imagem-018.jpg

imagem-019.jpg

A opção que melhor define o grande medo é:

A Revolução Francesa influenciou muito a maneira como os seres humanos passaram a pensar a si mesmos e a história.

Sobre este evento e seus desdobramentos, é INCORRETO afirmar que

Leia o texto abaixo.


A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.

HOBSBAWM, Eric J. A Revolução Francesa. Rio de janeiro: Paz e Terra,1996.


O processo revolucionário francês, que culminou com a queda da monarquia em 1789, apresentou grupos com interesses políticos heterogêneos, como os jacobinos e os girondinos. Apontamos como alternativa para a melhor caraterização social e política dos girondinos: