Filtrar


Questões por página:
O plano de contas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do processo contábil nas empresas, objetivando a uniformização dos registros contábeis. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O plano de contas é composto por um elenco de contas organizado em níveis e hierarquias, permitindo a classificação e registro das operações financeiras e patrimoniais de uma entidade.
II. Cada empresa deve elaborar seu plano de contas, de acordo com seus interesses e com as peculiaridades de seu negócio, sempre obedecendo à legislação pertinente.
III. No plano de contas, as contas patrimoniais do passivo são apresentadas em ordem crescente do grau de exigibilidade dos elementos nelas registrados, obedecendo aos princípios da Lei 6.404 /76.
IV. No plano de contas, o grupo de contas do ativo não circulante apresenta os direitos das empresas, cujos vencimentos ocorram durante o exercício social seguinte ao do balanço patrimonial.

Estão corretas as afirmativas:
A teoria patrimonialista divide as contas contábeis em contas patrimoniais e contas de resultado. Assinale a alternativa que apresenta apenas contas de resultado.
Em um modelo convencional de plano de contas,

Assinale a alternativa que lista apenas contas de natureza credora:

A Lei nº 11.941/2009, art.37 e inciso X do art.65, bem como a Resolução CFC nº 1.159/2009, no bojo das alterações iniciada pela Lei 11.638/07, faz alterações em um grupo de contas específicos do Ativo, eliminando-o do Balanço Patrimonial.
Esta informações está fazendo referência ao denominado grupo: