Filtrar


Questões por página:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Em uma página eletrônica destinada a reunir informações sobre aspectos do ensino lê-se:

“Do que foi visto, é possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.”
Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm

Trata-se de uma afirmação sobre dois grandes elaboradores de metodologia de ensino no século XX que inspiram também iniciativas e abordagens metodológicas no ensino de física. Esses dois teóricos da educação, apesar de suas diferenças significativas com respeito à dinâmica pedagógica, encontram-se, conforme indicado, em uma pedagogia genericamente referida como _______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A atividade de ensino de Física é muito importante em nossa sociedade, especialmente diante de uma época tão repleta de avanços técnicos e científicos. A reflexão do docente sobre as práticas de ensino são importantes, e, particularmente, o Brasil produz bastante a respeito do ensino com seus especialistas em educação. Um exemplo é José Carlos Libâneo, pesquisador contemporâneo de educação, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar. Esse autor compreende que o planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão ligado à avaliação.

Assinale a alternativa que corretamente se relaciona ao planejamento docente de acordo com as considerações acima.
Galileo, após ser condenado pelo tribunal da santa inquisição ao cárcere privado pelos últimos anos de sua vida, realizou e documentou o famoso experimento da rampa (plano inclinado) que resume o paradigma da experimentação na ciência moderna, e em particular o conduziu à famosa frase “O livro da natureza está escrito em linguagem matemática” - algo que podemos considerar como sendo a conquista que é realizada com a ciência newtoniana e a física de maneira geral. Sobre o experimento do plano inclinado são feitas as afirmações abaixo.

I. A sequência de números 1,4,9,16… é compatível com as medidas de posição do corpo, em relação ao topo da rampa, em termos dos intervalos de tempo iguais e consecutivos numerados por 1,2,3, … etc. unidades de tempo, independentemente do sistema de unidades adotado. II. A sequência de números ímpares 1,3,5, ... ocorre para os deslocamentos consecutivos do corpo entre intervalos de tempo iguais e consecutivos, independentemente do sistema de unidades adotado. III. Galileo utilizou a rampa, mas seria possível também ter considerado diretamente a queda vertical dos corpos, na medida em que era possível realizar as medidas de tempo com boa qualidade já com a tecnologia dos relógios e cronômetros de sua época.

Estão corretas as afirmativas:
O Sol irradia energia igualmente em todas as direções. Na posição da Terra, a irradiância da radiação do Sol é de 1,4 kW/m2 . Quanta massa o Sol perde por dia por causa da radiação? (Dado: distância entre o Sol e a Terra corresponde a, aproximadamente,1,50 × 1011 m)