Questões de Concurso
Filtrar
92 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 19
Questões por página:
Questões por página:
Dona Ana percebeu que havia uma goteira no teto da sua casa. Por não saber onde ficava o registro da água, ela colocou um balde vazio de 20 litros embaixo da goteira e ligou para o bombeiro que chegou 8 minutos depois. Sabendo que no instante em que o bombeiro chegou na residência de Ana o balde estava com 60% de seu volume coberto de água, então a vazão da goteira era de:
No estudo de um fenômeno da natureza foram envolvidas as grandezas A, B, C e D, diferentes entre si. A relação entre essas grandezas é A = BCD-2 . Se B tem dimensão de massa, C tem dimensão de comprimento e D, dimensão de tempo, a unidade de medida de A, no sistema internacional, pode ser representada por:
A dimensão da potência em função das grandezas fundamentais, massa (M ), comprimento (L ) e tempo (T ) está melhor expressa no item:
O problema da Braquistócrona (do grego brakhisto - o mais curto, e chronos - tempo) foi proposto como desafio por Johann Bernoulli à comunidade científica em 1696 que podemos enunciar como: “Entre os muitos (infinitos) caminhos (trajetórias) possíveis entre dois pontos A e B (não verticalmente alinhados) as alturas distintas em um sistema de um corpo em um campo gravitacional uniforme inicialmente parado, qual deles terá o menor tempo de percurso?” Esse famoso problema de mecânica e cálculo das variações motivou um vídeo-demonstração popularizado nas redes sociais feito por Michael Stevens em seu canal de ciência que hoje conta com mais de 12 milhões de inscritos e mais de 1bilhão de visualizações. Desconsiderando eventuais desvios devido a forças resistivas assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
Considerando-se que, para Aristóteles, o movimento é uma potência que existe em ato como potência, conclui-se que o movimento é caracterizado na filosofia aristotélica como algo, em princípio, que não se pode especificar em definitivo, o que está de acordo com a caracterização do tempo como infinito, em termos de divisibilidade.