Filtrar


Questões por página:
Para o preparo magistral de medicamentos em uma farmácia de manipulação, a pesagem dos componentes da formulação se constitui em uma importante operação unitária que deve seguir rigorosos cuidados. Para esse procedimento, são utilizadas balanças apropriadas que apresentam sensibilidades compatíveis como a massa a ser pesada e a porcentagem de erro permitida, de modo a garantir uma pesagem confiável.
Para preparar um medicamento com dosagem rigorosa permite-se um erro de pesagem de ±5%. Considerando uma balança com sensibilidade de 0,002g, assinale a alternativa que descreva CORRETAMENTE a menor massa que pode ser pesada com essa balança.

Julgue o item subsequente.


Nas farmácias magistrais, não é recomendado trabalhar com soluções estoque ou triturações, pois isso facilita a deterioração do produto ativo, inviabilizando seu efeito farmacológico, podendo gerar descredibilidade na manipulação.

Julgue o item subsequente.


Cabe à vigilância sanitária promover ações voltadas à avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos disponíveis no mercado, na ocorrência de suspeita ou denúncia de adulteração, falsificação, alteração em características físico-químicas ou falhas terapêuticas. Os laboratórios oficiais são partes fundamentais no processo de elucidação das ocorrências, contribuindo com as ações de proteção à saúde pública e oferecendo subsídios para a regulação no âmbito sanitário. Afinal, retirar produtos do mercado que são carentes de eficácia e segurança é também contribuir com a promoção do uso racional de medicamentos.

Julgue o item subsequente.


Os efeitos analgésicos, como alívio da dor pelos opioides semelhantes à morfina, não são seletivos, no sentido de que outras modalidades sensoriais (por exemplo: toque suave, propriocepção e sensibilidade às temperaturas moderadas) são substancialmente afetadas.

Julgue o item subsequente.


Diversos são os medicamentos à base de substâncias sob controle da Portaria SVS/MS nº 344/98. Essa portaria aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. A dispensa de medicamentos, por farmácias e drogarias, somente poderá ser realizada mediante o credenciamento prévio efetuado pela Autoridade Sanitária Municipal. As empresas titulares de registros de produtos ficam obrigadas a manter um cadastro atualizado dos seus revendedores, previamente credenciados junto à Autoridade Sanitária do Município.