Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Cabe à vigilância sanitária promover ações voltadas à avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos disponíveis no mercado, na ocorrência de suspeita ou denúncia de adulteração, falsificação, alteração em características físico-químicas ou falhas terapêuticas. Os laboratórios oficiais são partes fundamentais no processo de elucidação das ocorrências, contribuindo com as ações de proteção à saúde pública e oferecendo subsídios para a regulação no âmbito sanitário. Afinal, retirar produtos do mercado que são carentes de eficácia e segurança é também contribuir com a promoção do uso racional de medicamentos.

Julgue o item subsequente.


Os efeitos analgésicos, como alívio da dor pelos opioides semelhantes à morfina, não são seletivos, no sentido de que outras modalidades sensoriais (por exemplo: toque suave, propriocepção e sensibilidade às temperaturas moderadas) são substancialmente afetadas.

Julgue o item subsequente.


Diversos são os medicamentos à base de substâncias sob controle da Portaria SVS/MS nº 344/98. Essa portaria aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. A dispensa de medicamentos, por farmácias e drogarias, somente poderá ser realizada mediante o credenciamento prévio efetuado pela Autoridade Sanitária Municipal. As empresas titulares de registros de produtos ficam obrigadas a manter um cadastro atualizado dos seus revendedores, previamente credenciados junto à Autoridade Sanitária do Município.

Julgue o item subsequente.


Controlar a movimentação dos produtos é extremamente importante para o controle de estoque de farmácia. A maior integração do farmacêutico com a equipe multidisciplinar permite melhor gestão na otimização das devoluções à farmácia, mantendo mínimos os estoques das unidades assistenciais, aprimorando a qualidade assistencial.

A contagem do número total de micro-organismos mesofílicos é usada para determinar o número total de bactérias mesófilas e fungos em produtos e matérias-primas não estéreis e verificar se o produto satisfaz às exigências microbiológicas farmacopeicas. Esse teste consiste na contagem da população de micro-organismos que apresentam crescimento visível, em até