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A avaliação participativa por objetivos é um método moderno de avaliação de desempenho em que participam ativamente do processo os colaboradores e o seu gerente, caracterizandose como um método democrático, participativo e motivador. Se desenvolve ao longo de seis etapas, sendo que, a etapa denominada “retroação intensiva e contínua avaliação conjunta” proporciona informação de retorno e suporte de comunicação, com a finalidade de:
Em sua história, notamos que o campo da Administração de Recursos Humanos tem se transformado, considerando as perspectivas sistêmica e estratégica como formas de se promover o desenvolvimento organizacional.
Em relação a processos consagrados, como as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), por exemplo, é clara a necessidade de articulação junto aos demais subsistemas de ARH, orientando o todo organizacional a uma maior sinergia e, consequentemente, à aprendizagem.
Nesse sentido, orienta-se ao setor de RH a realização de diagnóstico para definir diretrizes quanto aos processos de gestão de pessoas.
Em se tratando da avaliação das práticas em T&D, assinale a alternativa INCORRETA referente aos meios que podem ser utilizados para atingir esse objetivo.
O questionário do colega menos querido, instrumento que se propõe a avaliar se uma pessoa é orientada para o relacionamento ou para a tarefa, é proposto pela teoria de liderança conhecida como
Durante os processos de avaliação de desempenho nas organizações, alguns erros podem acontecer, dificultando que os melhores funcionários recebam a recompensa justa ou que aqueles que estejam apresentando rendimento abaixo do desejado recebam as devidas orientações. O efeito halo é um erro comum de avaliação que consiste na:
O objetivo da avaliação de desempenho é coletar informações confiáveis que forneçam aos gestores da organização um feedback sobre o desempenho dos funcionários e da organização; há alguns erros que devem ser evitados para não comprometer a confiabilidade dos dados coletados e, consequentemente, todo o processo de avaliação. Nesse sentido, quando o avaliador evita usar a melhor ou a pior classificação e avalia os funcionários pela média é denominado: