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Sobre a Supervisão Pedagógica, afirma Rangel (2013) “[...] confirmam-se, então, a idéia e o princípio que o supervisor não é um ‘técnico’ encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um ‘controlador’ de ‘produção’; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior...”

Assinale a alternativa que melhor define a posição do supervisor na atualidade.

Entendendo que o processo de educação que ocorre na escola é intencional, todas as atividades ali desenvolvidas precisam ser pensadas e analisadas de forma crítica e reflexiva. Nesse contexto, cabe à orientação educacional ajudar o estudante a entender o seu compromisso em relação às suas ações e:
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O estudo sobre a cultura e o clima organizacional da escola foi muito esclarecedor e valioso para o trabalho da gestão. De acordo com Lück, cultura e clima da organização são relacionados, pois têm fatores comuns, embora o clima seja mais “volátil” e a cultura mais “duradoura”, mais densa de valores. Ambos compõem uma visão positiva ou negativa, fazendo com que duas escolas com realidades muito próximas possam interpretar as dificuldades inerentes ao trabalho educativo como desafios ou como empecilhos, usando-os como desculpas. A autora argumenta que, para a escola cumprir sua missão de garantir as aprendizagens com qualidade, é importante que o gestor
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O estudo da obra de Lück sobre a “liderança em gestão escolar” contribuiu para que os supervisores e as equipes de direção/coordenação das escolas municipais compreendessem, corretamente, que
Vergara (2009) destaca, a partir do trabalho de Rhinesmith, as competências requeridas aos gestores, tendo em vista a globalização e a complexidade do mundo contemporâneo. São elas: gestão da competitividade; gestão da complexidade; gestão da adaptabilidade; gestão de equipes; gestão da incerteza; gestão do aprendizado. Consideramos pertinente ressaltar a gestão da complexidade, pois se trata da capacidade de lidar com muitos interesses concorrentes, contradições e conflitos. Quanto aos conflitos, bastante presentes no trabalho em equipe, eles requerem, algumas vezes, a atuação do gestor como mediador, como propõe Burbridge (2012). Para este, os princípios do gestor como mediador de conflitos envolvem a preparação para mediar, o tempo e o local adequado, bem como sua