Filtrar


Questões por página:
Uma mulher estava alegre num restaurante, ria bastante com as amigas da universidade, mas não parava de comer as carnes do rodízio. De repente, ela engasgou; tentou tossir; disfarçou; mas estava em tensão e se complicando. Aquela situação ia se agravando. Ficou de pé; os olhos arregalados, lacrimejantes; agitou-se; levou as mãos ao pescoço e não conseguia falar nem respirar. O rosto foi arroxeando devido à hipóxia, ao estado de cianose, da baixa oxigenação no sangue, na cabeça. Imaginou que iria morrer. Acenou por ajuda, mas ninguém do grupo sabia o que fazer naquele momento. Todas estavam atônitas e desesperadas. Contudo, do corredor do centro do salão, veio uma jovem para ajudá-la. Imediatamente fez, cuidadosamente, umas quatro a seis compressões abdominais, para dentro e para cima, aumentando a pressão torácica. De repente, a mulher expulsou, lançou pela boca o pedaço da carne engasgada e voltou a respirar normalmente e foi se acalmando.
Conforme a imagem vista na figura abaixo, foi feito o socorro básico e necessário para salvá-la.
Imagem associada para resolução da questão

Com base no relato do caso e a respeito do procedimento da socorrista, a manobra executada foi a de
Confirmada obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), o procedimento para desobstrução em um adulto consciente é:
Durante a refeição, um homem magro de 40 anos aspirou um pedaço de carne, que causou obstrução total da via aérea, impossibilidade de tossir, cianose e incapacidade de falar ou respirar. Enquanto ele está consciente, o Técnico Judiciário da área de Segurança deve realizar a Manobra de Heimlich, que consiste em compressão,