Filtrar


Questões por página:
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina COVID-19, para prevenção de formas graves causadas pelo SARS-CoV-2, está prevista no calendário nacional de vacinação infantil 2024, no esquema básico de:
Covid 19 é uma infecção respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. A doença é potencialmente grave, altamente transmissível e espalhou-se por todo o mundo. Há pessoas que não apresentam sintomas, outras têm sintomas leves, como febre, cansaço, tosse seca. Entre os sintomas de quadros graves da Covid-19 estão:
Os indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para Covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e esse poderá́ ser suspenso no 7º dia completo após a data da coleta da amostra, sem a necessidade de realizar novo teste, desde que permaneçam assintomáticos durante todo o período.
Durante a preparação e acondicionamento do corpo após a morte de paciente com Covid-19, deve-se identificar adequadamente o cadáver, incluindo também a informação relativa ao risco biológico: agente biológico classe de risco 4.
A exposição direta ou indireta a materiais biológicos é comum na área da enfermagem, fato esse que se intensificou com o advento da pandemia de Covid-19, principalmente pela alta transmissibilidade do vírus. Nesse contexto, muitas notícias na mídia acerca da vulnerabilidade dessa categoria profissional e à falta de EPIs foram evidenciadas, como podemos ver exposta na seguinte matéria da revista Super Interessante:

Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/covid-19-brasil-lidera-ranking-mundial-de-enfermeiros-mortos/
Mais recentemente, o COFEN vem apresentando os dados da infecção do Covid-19 por Estado, em um observatório específico para acompanhamento:


Nesse cenário, no âmbito da assistência às doenças infecciosas, analise as afirmações a seguir:

I. Além dos riscos biológicos que são habituais, a Covid-19 trouxe aos profissionais de enfermagem um alto risco biológico de consequências devastadoras para a sociedade, exigindo dos profissionais a exata utilização dos EPIs, uma vez que a Covid-19 possui uma alta transmissibilidade. II. O código de ética dos profissionais de enfermagem assegura o direito ao uso dos EPIS aos profissionais de enfermagem em referências às relações com as organizações empregadoras em seu Art.63, assegurando o profissional: “desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes”. III. Segundo o código de ética dos profissionais de enfermagem, o profissional deve desenvolver suas atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica, sendo assegurado a continuidade do cuidado à população. IV. Os casos reportados se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, sendo menores os casos de infecção em estados como em Alagoas e Amapá.
Em relação ao exposto, está correto o que se afirma