Filtrar


Questões por página:

Observe a figura abaixo:


055.png (324×211)



“O Censo Demográfico do IBGE mostra que o país teve a menor taxa média de crescimento anual da história na última década, com algumas regiões e estados crescendo bem mais do que outros.”


(Adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/06/28/censo-2022-crise-economica-forca-do-agronegocio-e-custo-de-vida-explicam-a-migracao-populacional-no-brasil-segundo-especialistas.ghtml.

Acesso em 07/08/23)


A região que teve o maior aumento do número de moradores foi a:

As três unidades da federação brasileira que registraram o maior crescimento populacional de 2010 a 2022, segundo o último Censo de 2022, foram:
Duas regiões brasileiras foram as principais responsáveis pelo crescimento populacional observado no Brasil na última década, segundo os primeiros dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São elas:
Leia o trecho a seguir.

Taxa de fecundidade deve seguir em queda no Brasil
Dados e projeções demográficas apontam que o declínio da taxa de fecundidade no país deve continuar nas próximas décadas.

(Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/05/14/taxa-defecundidade-deve-seguir-em-queda-no-brasil.ghtml. Acesso em 23/09/23)

Dentre os fatores sociais, econômicos ou culturais que influenciam o declínio no número de filhos nas famílias brasileiras, pode-se citar:
O mais recente censo do IBGE revelou transformações na intensidade do crescimento populacional brasileiro em comparação com décadas anteriores. Um dos fatores que contribuíram para essa reconfiguração no crescimento populacional brasileiro foi: