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A inovação possui características que influenciam a sua difusão entre os adotantes. Tais características são conceituadas na Teoria da Difusão da Inovação (TDI) como atributos de uma inovação. O gerente de uma organização identificou três situações que influenciam a difusão da inovação entre os funcionários de sua empresa:
(i) quando eles visualizavam claramente os resultados positivos da utilização da inovação;
(ii) quando eles acreditavam que a inovação era melhor do que a ideia, a prática ou o objeto que a antecederam;
(iii) quando eles percebiam consistência da inovação com suas crenças, valores, normas, experiências passadas e necessidades.
Essas três situações ilustram, respectivamente, os seguintes atributos de uma inovação:

A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.


Mudança é uma transformação de natureza estratégica, cultural, tecnológica, estrutural, humana ou de qualquer outro componente empresarial que seja gerador de impacto em partes ou no conjunto da organização.

A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.


Uma técnica para efetivação da mudança organizacional é o gerenciamento do conflito disfuncional por meio de reuniões de confrontação, que, para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema, devem ocorrer de modo informal, não estruturado, em um local fora da organização.

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de processos de mudança organizacional.

Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.