Filtrar


Questões por página:
Considerando os passos utilizados pelo algoritmo de assinatura digital RSA, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
I. A mensagem a ser assinada é inserida em uma função de hash que produz um código hash seguro de tamanho variado.
II. O código hash gerado é encriptado usando a chave privada do emissor para formar a assinatura digital.
III. O destinatário recebe a mensagem e produz um código hash. Ele também decripta a mensagem usando a chave pública do emissor. Se o código hash calculado coincidir com a assinatura decriptada, ela é aceita como válida.
A sequência correta é
Com relação aos princípios de criptografia, analise as afirmativas a seguir.

I. Na criptografia simétrica, a mesma chave é utilizada para encriptar e decriptar a mensagem, devendo a mesma ser acordada entre o transmissor e o receptor.
II. A criptografia assimétrica dá origem à figura das chaves pública e privada
III. Da mesma forma que na criptografia simétrica, na assimétrica é necessário um acordo prévio de chaves entre o transmissor e o receptor.

Assinale:
Para empregar uma cifra de bloco em diversas aplicações, cinco modos de operação foram definidos pelo NIST (SP 800-38A). Basicamente, um modo de operação é uma técnica para melhorar o efeito de um algoritmo criptográfico ou adaptar o algoritmo para uma aplicação, como a de uma cifra de bloco a uma sequência de blocos de dados ou fluxo de dados. As opções abaixo explicam de maneira correta os modos de operação, EXCETO:
Levando em consideração as terminologias relacionadas à criptografia assimétrica, julgue as afirmações abaixo:
I. Chaves assimétricas são duas chaves relacionadas, uma pública e uma privada, que são usadas para realizar operações complementares, como encriptação e decriptação ou geração e verificação de assinatura. II. O algoritmo criptográfico de chave pública é um algoritmo que usa duas chaves relacionadas, uma pública e uma privada. As duas possuem a propriedade de ser computacionalmente viável derivar uma da outra, ou seja, derivar a chave pública a partir da privada e vice-versa. III. O certificado de chave pública é um documento emitido e assinado digitalmente pela chave privada de uma autoridade de certificação, que vincula o nome de um assinante a uma chave pública. O certificado indica que o assinante identificado tem o único controle e acesso à chave privada correspondente. IV. A infraestrutura de chave pública é um conjunto de políticas, processos, plataformas de servidor, software e estações de trabalho usadas para fins de administrar certificados e pares de chave pública-privada, incluindo a capacidade de emitir, manter e revogar certificados de chave pública.
É CORRETO o que consta:
Marque a alternativa abaixo que indica, corretamente, o nome do algoritmo simétrico de criptografia de fluxo de tamanho de chave variável com operações orientadas a bytes. O algoritmo é baseado no uso de uma permutação aleatória. Neste algoritmo uma chave de tamanho variável de 1 a 256 bytes (8 a 2048 bits) é usada para inicializar um vetor de estado S de 256 bytes, com elementos S[0], S[1], ..., S[255]. Em todos os momentos, S contém uma permutação de todos os números de 8 bits de 0 a 255. Para a encriptação e a decriptação, um byte k é gerado a partir de S selecionando uma das 255 entradas de uma forma sistemática. À medida que cada valor de k é gerado, as entradas em S são mais uma vez permutadas.