Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Segurança da Informação

Assunto:

Criptografia

Questões por página:
Criptografia é definida como a conversão de dados de um formato legível em um formato codificado. Os dados criptografados só podem ser lidos ou processados depois de serem descriptografados. Entre os tipos de criptografia, um emprega duas chaves diferentes, uma pública e uma privada, que são vinculadas matematicamente. Essencialmente, as chaves são apenas grandes números que são emparelhados um ao outro, mas não são idênticos. A chave privada é mantida em segredo pelo usuário, e a chave pública também é compartilhada entre destinatários autorizados ou disponibilizada ao público em geral.
Esse tipo representa um método conhecido como criptografia:
Em segurança virtual, criptografia é a conversão de dados de um formato legível em um formato codificado, sendo que os dados criptografados só podem ser lidos ou processados depois de serem descriptografados. Entre as técnicas mais comuns de criptografia, uma utiliza duas chaves diferentes, uma pública e uma privada, que são vinculadas matematicamente. Basicamente, as chaves são apenas grandes números que foram emparelhados um ao outro, mas não são idênticos. A chave privada é mantida em segredo pelo usuário e a chave pública é compartilhada entre destinatários autorizados ou disponibilizada ao público em geral.
Essa técnica é conhecida como chave:
Um desenvolvedor de sistema de segurança para computadores está confeccionando um sistema de criptografia, no qual vai se utilizar a mesma chave na criptografia e descriptografia, sendo necessário o compartilhamento dessa chave entre as partes envolvidas. Para isso, ele está utilizando um modelo de algoritmo de criptografia que já realiza essa metodologia, que é o:
Segundo Kurose (2013), “técnicas criptográficas permitem que um remetente disfarce os dados de modo que um intruso não consiga obter nenhuma informação dos dados interceptados”. Sobre técnicas e algoritmos de criptografia, afirma-se que: I) a criptografia de chave simétrica usa apenas uma chave. II) os algoritmos de criptografia desconhecidos aumentam a segurança. III) as chaves pública e privada derivam uma da outra. IV) a chave privada é conhecida apenas do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

A técnica de criptografia consiste na utilização de métodos de modificação de textos, visando a não os transmitir em sua forma clara e, assim, protegê-los preventivamente em relação à eventual interceptação.

Sobre o uso de criptografia e certificados digitais, considere as seguintes afirmativas:


(I) Um método de criptografia que utiliza uma mesma chave na origem e no destino (para codificar e decodificar) é denominado método simétrico ou baseado em chave secreta.

(II) Nos métodos de criptografia assimétricos ou baseados em chave pública, todos os usuários tornam públicas suas chaves de codificação e mantêm privadas suas chaves de decodificação.

(III) A ICP–Brasil tem por objetivo garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos que utilizam certificados digitais.


Está CORRETO o que se afirma em: