Filtrar


Questões por página:
O corpo magro, em nenhuma outra época, adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais. As chamadas redes sociais reforçam a cada “post” um estilo de vida comumente inatingível pela imensa maioria da população. Midiaticamente essa relação entre saúde e corpo padrão é predominante, entretanto os professores de Educação Física devem abordar criticamente esse assunto em sua prática cotidiana nas escolas. Dentre as abordagens, podemos:
Como prática corporal na Educação Física Escolar as lutas constituem um valioso conteúdo a ser abordado e explorados. Em relação a prática desse conteúdo nas aulas, analise as questões abaixo: I. É necessário diferenciar as lutas (que são modalidades esportivas) das brigas (essas, sim, manifestações de agressividade desorganizadas). II. A ideia é fazer com que os alunos conheçam as características comuns às lutas, as técnicas, o histórico, as vestimentas e os países em que as lutas são praticadas (e também vivenciem movimentos básicos de cada modalidade), para ao final tornarem-se lutadores profissionais. III. Podem ser adaptas e praticadas por todos os alunos, salvo raras exceções, independentemente da força, da altura, do gênero e da aptidão física. IV. Para trabalhar com esse assunto, o professor precisa ser um atleta que saiba lutar a modalidade que pretende lecionar. São INCORRETAS as proposições:
O professor Luis está organizando-se para dar uma aula de Basquetebol para uma turma de crianças do quarto ano do ensino fundamental, anos iniciais, de ambos os sexos, e ainda não iniciadas na prática deste esporte. O material que o professor tem à sua disposição é considerado satisfatório e o número de alunos é em torno de 20. Tendo em vista estas condições, o procedimento metodológico mais adequado, tendo em vista uma aula desenvolvida sob a premissa da concepção global-funcional de ensino, assinale a alternativa correta.
A Educação Física situa hoje entre as competências que espera desenvolver junto aos alunos da educação básica, a capacidade de compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento. Assinale a alternativa que destaca a importância da discussão dos padrões estéticos divulgados pelas mídias pela Educação Física.
Sobre as perspectivas de construção curricular na Educação Física analise as afirmativas e a possível relação entre as mesmas:

I. O mapeamento é uma forma de identificar o repertório dos alunos acerca do patrimônio da cultura corporal na comunidade, possibilitando o reconhecimento das manifestações que os estudantes conhecem e praticam ou já praticaram, ou a construção de suas identidades, este procedimento mostra-se pedagogicamente significativo

PORQUE

II. Promove o respeito às práticas corporais pertencentes ao universo cultural dos alunos, transformam-se em temas de estudo com o intuito de valorizar as raízes culturais da comunidade na qual a escola está inserida. Reconhecer a cultura corporal de chegada implica criar condições para que os estudantes se manifestem a respeito do tema em questão de todas as formas possíveis.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta: