Filtrar


Questões por página:
Na sala de espera da Unidade Básica de Saúde encontra-se um homem adulto, acompanhado, com obstrução total da via área superior devido à presença de corpo estranho, mas que está com estado de consciência preservado. Apresenta sinais de asfixia, apontando para o pescoço, e incapacidade de falar ou tossir. A conduta inicial do atendimento a esse usuário, diante desse contexto, é a execução da manobra de
Criança de três anos chega ao serviço de emergência com queixa de “convulsionando”. Sua genitora informa que ela vem apresentando tosse produtiva e febre há dois dias. Refere ainda que há meia hora seu filho começou a apresentar hipertonia e sialorreia, vômitos, desvio conjugado do olhar, cianose labial e presença de urina em fralda. Você é técnico de enfermagem do setor e vai prestar os cuidados, após atendimento do pediatra. Além da administração de anticonvulsivante, antitérmico, hidratação venosa, oxigenoterapia e monitoramento cardiorrespiratório, a enfermagem previne a aspiração mantendo o paciente em decúbito

Os pacientes esperam que o profissional de enfermagem lhes preste cuidados com competência, habilidade e segurança. Para que isso ocorra, todos os cuidados devem ser previamente planejados e organizados. A não observância desses princípios pode levar à ocorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). São exemplos desses eventos:


I. diarreias por Clostridium difficile;

II. inflamação do trato urinário;

III. pneumonia bacteriana;

IV. inflamação do sítio cirúrgico.


Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

A drenagem torácica compreende a introdução de um tubo no tórax para drenagem de gases (pneumotórax, pneumomediastino) ou secreções (derrame pleural, empiema pleural etc.), conforme a figura.



Dados os cuidados de enfermagem dispensados ao portador de uma drenagem torácica realizados pelo técnico de enfermagem,


I. Realizar ordenha e trocar o selo d’água a cada 12 horas.

II. Curativo diário no local da inserção e manter o frasco coletor, no mínimo,40 cm abaixo da inserção do dreno.

III. Clampear o dreno para realizar a troca do selo d’água e manter o paciente na posição de trendelemburg.

IV. Posicionar o frasco coletor, no mínimo,2 cm abaixo da inserção do dreno e realizar a ordenha.


verifica-se que está(ão) correto(s)


A figura apresenta uma máscara de Venturi indicada para fornecer oxigênio em fluxos programados, que foi selecionada para ser instalada em um paciente com padrão respiratório alterado – SpO2 de 74%. O enfermeiro já havia separado a máscara e a válvula de cor branca correspondente com a prescrição médica. Dessa forma, é preciso acabar de preparar o material para realizar o procedimento que deverá ser registrado após sua realização. Conforme a literatura, cada válvula corresponde a uma cor. Assim, a cor branca corresponde a uma oferta de quantos %?