Filtrar


Questões por página:
Um exemplo contemporâneo de sucesso na Indústria Cultural é o K-pop coreano, amplamente disseminado pela música. Assinale a alternativa correta sobre questões relativas a essa indústria:
Pierre Bourdieu procura compreender o papel da escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta a melhor correlação do pensamento de Bourdieu com este assunto.

Sob o poder do monopólio, toda cultura de massa é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem.

ADORNO e HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento,

RJ: Zahar Editor,1985. p.100.


No trecho, Adorno e Horkheimer criticam

“No diálogo promovido pela Sociologia, tanto em relação à Arte, quanto em relação à Ciência, podemos encontrar abordagens de natureza sociológica, quer numa Sociologia da Arte que discute as condições sociais da produção artística, na triangulação autorobra-público, quer numa Sociologia do Conhecimento que discute as condições sociais do desenvolvimento científico”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas. – São Paulo: SME / COPED,2021, p.173.
A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito das potencialidades de um ensino de Sociologia que reflita sobre as linguagens artísticas e científicas.
I. O docente de sociologia pode se valer do ensaio de Ernst Fischer sobre “A necessidade da Arte”, para qualificar o que é uma obra de arte e reafirmar sua essência estética. II. O professor de sociologia pode partir da reflexão de Thomas Kuhn sobre “A Estrutura das Revoluções Científicas”, para propor uma visão de desenvolvimento não-cumulativa, na qual os paradigmas de ciência e de arte são historicizados. III. O docente de sociologia pode utilizar os estudos de Antônio Candido sobre “Literatura e Sociedade”, para perceber as relações dialéticas entre a arte e o meio social.
Está correto o que se afirma em

Observe a charge.



(Disponível em: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2014/11/calvin-e-o-poder-da-midia.html.)
A análise da charge, tendo em vista os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural”, nos permite inferir corretamente que