Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o poder público em geral deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Imagem associada para resolução da questão


Marcos se apresentou a Vera soletrando o seu nome através do alfabeto manual e, logo a seguir, o seu sinal de “ batismo”.

Assinale a opção que corresponde à cultura surda.

Imagem associada para resolução da questão


Os artefatos culturais são objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais, incluindo tudo que se vê e sente, quando se está em contato com a cultura de uma comunidade.

Avalie se as definições de alguns artefatos culturais do povo surdo a seguir estão corretas:


I. O artefato cultural da experiência visual é quando os surdos, pela ausência de audição e do som, percebem visualmente o que ocorre ao seu redor.

II. O artefato do desenvolvimento linguístico dos surdos é a língua de sinais, incluindo-se também os gestos denominados “sinais emergentes” ou “sinais caseiros”.

III. Artefato cultural político dos surdos consiste em diversos movimentos e lutas do povo surdo pelos seus direitos.


Está correto o que se afirma em

Leia a tirinha a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Segundo PADDEN (1989:5), “Membros de uma Cultura Surda se comportam como as pessoas Surdas, usam a língua das pessoas Surdas e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são Surdas.” Considerando que as pessoas surdas se identificam com seus pares, a construção de sua identidade está ligada a fatores como contexto familiar e contato com comunidades surdas, entre outros.

Assinale a opção que descreve a identidade surda de transição.

Alguns estudiosos “fizeram críticas contundentes ao modelo clínico, afirmando que ele qualificou, erroneamente, os surdos como dotados de pensamento concreto, imaturidade e baixa elaboração conceitual, decorrentes de limitação inata para a linguagem oral.”
Em relação às especificidades da Educação de Surdos, assinale a opção que demonstra o contrário do que alguns estudiosos têm demonstrado.