Filtrar


Questões por página:
Apesar das críticas posteriores, a obra Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a alternativa correta.
Consolidada como uma das importantes obras escritas na história da Antropologia, “Ensaio sobre a dádiva” foi uma obra escrita por Marcel Mauss no ano de 1923. Na obra o autor revisita práticas de troca realizada por populações da Polinésia, Melanésia e do Noroeste Americano e apresenta suas concepções acerca do recebimento e retribuição de presentes ali realizado, fenômeno denominado por Mauss como dádiva. Considerando a “teoria da dádiva” de Marcel Mauss, assinale a alternativa correta.

É um sistema de disposições duráveis e transferíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona, a cada momento, como uma matriz de percepções, apreciações e ações, e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às correções incessantes dos resultados obtidos, dialeticamente produzidas por estes resultados.


O trecho acima caracteriza um conceito sociológico de Pierre Bourdieu denominado

Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
“No Brasil e no mundo, a crise econômica e política, a falta de perspectiva e as distâncias culturais e sociais abrem espaço para discursos extremistas e impulsionam manifestações de intolerância como racismo, homofobia, xenofobia e preconceito religioso. Impulsionados pelas redes sociais, esses episódios de intolerância se multiplicam, revelando uma sociedade cada vez mais discriminatória e menos propensa ao diálogo.” (Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017.)
Tendo em vista a intolerância especificamente religiosa, analise as afirmativas a seguir.
I. Verificando-se os diferentes povos em todo o mundo pode-se dizer que a intolerância é característica específica dos povos subdesenvolvidos e economicamente frágeis. II. A ideia de dubiedade das religiões entre tolerância e intolerância foi revelada em todos os tempos. III. O Brasil, desde a colonização pelos portugueses, tem sido palco de diversas formas de intolerâncias religiosas. IV. Como o mosaico religioso brasileiro é muito extenso, caracterizado desde o início pelo sincretismo religioso, não há casos de intolerância religiosa. V. O país se tornou um laboratório de fé, em razão das mudanças culturais, de modo que algumas religiões caíram no esquecimento e outras se adaptaram ou surgiram.
Estão corretas apenas as afirmativas