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Em um pronunciamento no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento (21 de maio), o secretáriogeral da Organização das Nações Unidas (ONU) chamou atenção para as necessidades de instituições e de profissionais da área criativa. Durante o pronunciamento, o chefe das Nações Unidas lembrou que, em sociedades multiétnicas, multi-religiosas e multiculturais, a cultura “é uma riqueza, não uma ameaça”. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O multiculturalismo vem contribuir para que grupos sociais, que se diferenciavam dos padrões estabelecidos pela maioria da sociedade e não participavam da discussão de processos de gestão de espaço público, possam ser percebidos a partir de suas diferenças e de seus valores. ( ) O multiculturalismo pode ampliar a compreensão do que seja arte, a partir da superação da arte erudita como única válida, reconhecendo o valor das diferentes culturas que influenciam a produção e percepção de obras de arte. ( ) Segundo Barbosa, o “preconceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo que é feito pelo pobre é artesanato e não arte...” (BARBOSA,1998, p.87). O artista popular, ao criar uma obra de arte, parte dos valores, conhecimentos e desafios de sua existência. ( ) Um dos objetivos do multiculturalismo é desconstruir a ideia de que Arte é feita por homens, brancos e europeus. A proposta é possibilitar a apreciação de todas as manifestações artísticas, inclusive, as que não condizem com esses padrões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Dentre os trabalhos artesanais mais representativos da região Norte brasileiro, destacam-se a cerâmica marajoara, a cestaria, a marchetaria, os acessórios em palha e as biojoias, dentre outras. Tal constatação nos permite concluir com segurança que, para confeccionar suas peças artesanais, o artesanato nortista se inspira, sobretudo na cultura de matriz:
A respeito das formas expressivas ameríndias e sua relação com a noção de arte ocidental, leia os trechos a seguir.
I. “Trata-se de povos que não partilham nossa noção de arte. Não têm palavra ou conceito equivalente aos de arte e estética da tradição ocidental. Entretanto, não é porque inexistem o conceito de estética e os valores que o campo das artes agrega na tradição ocidental que outros povos não teriam formulado seus próprios termos e critérios para distinguir e produzir beleza”.
Adaptado de LAGROU, M. “Arte ou artefato. Agência e significado nas artes indígenas”, in Proa - Revista de Antropologia e Arte,2010, p.1.
II. “No contexto das culturas indígenas, a estética não pode ser desprendida de um sistema simbólico que funde os campos diferenciados pelo pensamento ocidental moderno, tais como ‘arte’, ‘política’, ‘religião’, ‘direito’ ou ‘ciência’”.
Adaptado de ESCOBAR, T. “Arte indígena: o desafio do universal”, in Escrita da história e(re)construção das memórias: arte e arquivos em debate. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP,2016, p.20.
Para os autores, nas culturas ameríndias,

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Jongo, maxixe e xaxado são outros nomes dados ao coco de roda.

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A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


O Parque Nacional Serra da Capivara é a unidade de conservação brasileira que contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.