Filtrar
113 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 23
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SENAPPEN
Disciplina:
Sociologia
Preconceito e violência muitas vezes estão relacionados. Essa relação se estabelece, porque:
mostrar texto associado
Sobre o produto da indústria cultural, assinale a alternativa incorreta.
Filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc, são exemplos de produtos da indústria cultural. Sobre o conceito de indústria cultural, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
Cultura é um conjunto de saberes coletivos, que são compartilhados pelos membros de uma sociedade. Normas e valores de um povo também fazem parte dos seus saberes coletivos. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A linguagem está tão intimamente vinculada à cultura que cada novo acréscimo à herança cultural de um grupo social envolve mudanças e acréscimos na sua linguagem.
( ) A criança recebe cultura como parte de uma herança social, mas não é possível a ela, ao longo da vida, introduzir nessa herança mudanças, motivo pelo qual repassará a mesma herança às gerações que lhe sucederem.
( ) A miscigenação é a base da cultura brasileira, tendo em vista a mistura de três etnias, três culturas diferentes: dos índios, dos portugueses colonizadores e dos africanos.
( ) A cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto de partes que se relacionam estreitamente. Nela temos alguns componentes: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura.
( ) Na cultura encontramos dois aspectos, o material e o imaterial, sendo o folclore um exemplo da cultura imaterial de um povo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A linguagem está tão intimamente vinculada à cultura que cada novo acréscimo à herança cultural de um grupo social envolve mudanças e acréscimos na sua linguagem.
( ) A criança recebe cultura como parte de uma herança social, mas não é possível a ela, ao longo da vida, introduzir nessa herança mudanças, motivo pelo qual repassará a mesma herança às gerações que lhe sucederem.
( ) A miscigenação é a base da cultura brasileira, tendo em vista a mistura de três etnias, três culturas diferentes: dos índios, dos portugueses colonizadores e dos africanos.
( ) A cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto de partes que se relacionam estreitamente. Nela temos alguns componentes: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura.
( ) Na cultura encontramos dois aspectos, o material e o imaterial, sendo o folclore um exemplo da cultura imaterial de um povo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Muito tem se falado do multiculturalismo e da diferença. Para entrar no debate, Tomaz Tadeu da Silva, escreve sobre a produção social da identidade e da diferença, numa interface da sociologia com a psicologia social. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. Não se pode afirmar que identidade e diferença estejam em relação de estreita dependência. As afirmações trazidas pela identidade não necessita da diferença para existir, pois a identidade é um conceito, uma referência que se esgota em si mesma.
II. Para o autor, a identidade é simplesmente aquilo que se é: ‘sou brasileiro’, ‘sou negro’, ‘sou heterossexual’, ‘sou jovem’, ‘sou homem’. A identidade assim entendida parece ser uma positividade (‘aquilo que sou’), uma característica independente, um ‘fato’ autônomo. Nessa perspectiva a identidade só tem como referência a si própria: ela é autocontida e auto-suficiente.
III. Para o autor, a diferença é concebida como uma entidade independente. Ao contrário da identidade, a diferença é aquilo que o outro é: ‘ela é italiana’, ‘ela é branca’, ‘ela é homossexual’, ‘ela é velha’, ‘ela é mulher’. Nessa perspectiva, a diferença é também auto-referenciada, como algo que remete a si própria.
IV. Em geral, a diferença é considerado um produto derivado da identidade. Nessa perspectiva, a identidade é referência, é o ponto original relativamente ao qual se define a diferença. Isto reflete a tendência de tomar aquilo que somos como sendo a norma pela qual descrevemos ou avaliamos aquilo que não somos.
Estão corretas as afirmativas:
I. Não se pode afirmar que identidade e diferença estejam em relação de estreita dependência. As afirmações trazidas pela identidade não necessita da diferença para existir, pois a identidade é um conceito, uma referência que se esgota em si mesma.
II. Para o autor, a identidade é simplesmente aquilo que se é: ‘sou brasileiro’, ‘sou negro’, ‘sou heterossexual’, ‘sou jovem’, ‘sou homem’. A identidade assim entendida parece ser uma positividade (‘aquilo que sou’), uma característica independente, um ‘fato’ autônomo. Nessa perspectiva a identidade só tem como referência a si própria: ela é autocontida e auto-suficiente.
III. Para o autor, a diferença é concebida como uma entidade independente. Ao contrário da identidade, a diferença é aquilo que o outro é: ‘ela é italiana’, ‘ela é branca’, ‘ela é homossexual’, ‘ela é velha’, ‘ela é mulher’. Nessa perspectiva, a diferença é também auto-referenciada, como algo que remete a si própria.
IV. Em geral, a diferença é considerado um produto derivado da identidade. Nessa perspectiva, a identidade é referência, é o ponto original relativamente ao qual se define a diferença. Isto reflete a tendência de tomar aquilo que somos como sendo a norma pela qual descrevemos ou avaliamos aquilo que não somos.
Estão corretas as afirmativas: