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Concurso:
TCE-PR
Disciplina:
Gestão de Pessoas
O conceito de cultura organizacional é composto de três dimensões: material, psicossocial e
O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como:
Concurso:
TC-DF
Disciplina:
Gestão de Pessoas
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Mudanças nas crenças ou nas atitudes de colaboradores podem produzir mudanças na cultura organizacional.
Concurso:
INFRAERO
Disciplina:
Gestão de Pessoas
O diagnóstico de uma consultoria sobre uma empresa concluiu o seguinte: “Com relação ao ambiente organizacional percebe-se que existem percepções opostas. Alguns acreditam que ele é muito bom, o que se contrapõe com a opinião de outros funcionários que percebem falta de alinhamento organizacional. Destaque-se que entre aqueles que consideram o ambiente muito bom está a maioria dos funcionários que não dispõem de dedicação integral à instituição, isto é, os chamados horistas. A percepção de falta de alinhamento organizacional é sentida pela maioria daqueles que dispõem de tempo de dedicação integral à instituição.” Com relação à cultura organizacional desta empresa é correto afirmar:
Concurso:
TCE-GO
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Analise os dois agrupamentos abaixo:
I. Clima organizacional.
II. Cultura organizacional.
III. Aprendizagem organizacional.
a. É o que diferencia as organizações na forma como novos membros aprendem a maneira correta de perceber, pensar e sentir-se em relação aos problemas que afetam a organização.
b. Processo dinâmico por meio do qual a organização, a partir de vários estímulos, como os problemas oriundos da turbulência do ambiente externo, utiliza informações e experiências para desenvolver novos conhecimentos apropriados.
c. Retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, influenciando profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente, da empresa.
A correlação correta entre os dois grupos é
I. Clima organizacional.
II. Cultura organizacional.
III. Aprendizagem organizacional.
a. É o que diferencia as organizações na forma como novos membros aprendem a maneira correta de perceber, pensar e sentir-se em relação aos problemas que afetam a organização.
b. Processo dinâmico por meio do qual a organização, a partir de vários estímulos, como os problemas oriundos da turbulência do ambiente externo, utiliza informações e experiências para desenvolver novos conhecimentos apropriados.
c. Retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, influenciando profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente, da empresa.
A correlação correta entre os dois grupos é