Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ao analisar Diversidade e Currículo no documento Indagações sobre o Currículo, Caderno 4, Gomes (2008) afirma que a diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do processo de humanização, há uma tendência nas culturas, de um modo geral, de ressaltar como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. Tal fenômeno é denominado pela autora como
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Lerner (2002), reformular a concepção do objeto de ensino em função das contribuições linguísticas e a concepção do sujeito que aprende a ler e escrever parece ser uma condição importante para contribuir para a mudança na proposta didática vigente na escola tendo como base o projeto curricular. Para a autora, a fim de se criar uma mudança profunda, é também imprescindível recolocar
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.
A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.
A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
A educação para a diversidade deve abordar temas como racismo, machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, depreciação de pessoas que vivem no campo, entre outras discriminações a grupos historicamente marginalizados.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
A educação baseada na cidadania é um avanço importante para a inclusão de minorias nas políticas sociais e, por isso, garante a convivência igualitária entre grupos considerados como maiorias e minorias.